Ampliação da campanha “Mulher, Tome Partido” também ganhou destaque
Publicado em 1/1/2025 - 08:00
O mês de janeiro de 2024 foi marcado pela atuação destacada de mulheres republicanas de Norte a Sul do Brasil em frentes de trabalho como assistência social, combate e prevenção à violência contra mulheres, crianças e adolescentes, políticas públicas de fomento ao esporte e inclusão, além de iniciativas voltadas para o progresso da educação e ampliação da campanha nacional de filiação “Mulher, Tome Partido”.
Na Bahia, a secretária estadual do Mulheres Republicanas e deputada federal Rogéria Santos deu início à campanha “Mulher, Tome Partido!” na região Norte do estado, com uma agenda intensa de encontros programados para fortalecer a participação da mulher na política. “A luta pela igualdade é uma demanda que não pode ser ignorada, e a campanha ‘Mulher, Tome Partido!’ engaja e empodera essas mulheres para participarem ativamente da política e contribuírem com sua perspectiva única na tomada de decisões”, destacou Rogéria, lembrando que, em 2023, a campanha reuniu mais de 300 filiações e criou 35 novas secretarias em várias cidades, ampliando a força da mobilização feminina.
Já em João Pessoa (PB), a deputada estadual Francisca Motta celebrou a sanção de sua lei que institui campanhas permanentes de conscientização e prevenção contra a violência intrafamiliar e abuso sexual de crianças e adolescentes. “O objetivo é fazer com que reconheçam os sinais de violência e saibam buscar ajuda”, afirmou Francisca.
Em Sergipe, a deputada estadual Carminha Paiva destinou R$ 1,2 milhão para a criação de um Centro de Atendimento ao Idoso em Nossa Senhora do Socorro, um projeto que reflete seu compromisso com a assistência social. “Comprometo-me a ser um olhar diferenciado para o social”, declarou Carminha.
No Sudeste, em outra importante frente, Rosangela Gomes, deputada federal licenciada pelo estado do Rio de Janeiro, liderou o “I Encontro On-line” do Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher”, onde foi debatida a representatividade feminina nas Eleições Municipais de 2024. Rosangela é coordenadora do órgão no Republicanos que visa combater a violência política contra a mulher. “Precisamos incentivar o preparo das republicanas para as candidaturas femininas, e isso vale para homens e mulheres”, disse.
Já a secretária estadual do Mulheres Republicanas São Paulo, deputada federal Maria Rosas, se destacou ao destinar recursos na ordem de R$ 500 mil para o esporte no município de Campinas visando o fortalecimento da educação e a inclusão social por meio de atividades esportivas. “O esporte é um aliado da educação, além de manter nossos jovens motivados e distantes de situações de risco”, afirmou Maria. Além disso, Maria Rosas participou da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), onde debateu o Plano Nacional de Educação 2024-2034. “O PNE é um instrumento essencial para a educação brasileira e para garantir políticas educacionais que vigorarão na próxima década”, disse.
Ainda em São Paulo, Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP), levou o município a representar a região Sudeste na 4ª Jornada de Inovação da ENAP, destacando-se pela gestão sustentável de resíduos. “Cada ação conta para um futuro mais sustentável e equitativo”, disse a prefeita, reafirmando o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na região Norte, em especial no Amazonas, a deputada estadual republicana Dra. Mayara Pinheiro assegurou a isenção de taxas para atletas de baixa renda em eventos esportivos, promovendo inclusão e combate às desigualdades. “Garantir esse acesso é fundamental, pois estimula a inclusão e o enfrentamento das vulnerabilidades sociais”, explicou a deputada estadual. Além disso, a parlamentar comemorou a sanção da lei que garante prioridade no atendimento a pessoas com lúpus. “Essa é uma oportunidade de reafirmar a luta constante pela saúde e pelos direitos dos portadores de lúpus”, completou.
Já Antônia Lúcia, deputada federal e secretária do Mulheres Republicanas Acre, reforçou seu apoio às mulheres policiais durante reunião com a Associação Nacional de Mulheres Policiais. “Vamos levar adiante as reivindicações apresentadas e construir políticas que garantam dignidade e equidade às mulheres policiais”, declarou.
A atuação das republicanas na região Sul ganhou destaque com a retomada do projeto “Gabinete na Rua”, de iniciativa da deputada estadual Eliana Bayer, no Rio Grande do Sul. A ideia é conectar a comunidade ao Legislativo, aproximando as demandas da população. “Este projeto é um passo significativo para uma política mais acessível e próxima da comunidade”, destacou a deputada estadual.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional