Retrospectiva 2024: eventos pelo Brasil, ações voltadas para pessoas com TEA e gestão de Damares frente ao Mulheres Republicanas são destaques em abril

Durante o Abril Azul, republicanas apresentaram várias propostas para a proteção e conscientização sobre o autismo

Publicado em 6/1/2025 - 08:00

O mês de abril de 2024 foi marcado por uma intensa mobilização do Mulheres Republicanas em todo o Brasil, com a realização de eventos de capacitação de lideranças femininas, aprovação de projetos, campanhas de conscientização e iniciativas legislativas voltadas para a inclusão social, os direitos das mulheres e o apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Confira os principais destaques.

Abril Azul: conscientização sobre o autismo

Diversos estados se mobilizaram durante o Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Em Sergipe, a deputada estadual Carminha Paiva promoveu uma sessão especial na Assembleia Legislativa para discutir a realidade das crianças com autismo e debater soluções para os desafios enfrentados por elas e suas famílias. “Devemos promover a inclusão e a igualdade, combatendo o estigma e a discriminação que muitas vezes cercam essa condição,” declarou, comprometendo-se a trabalhar incansavelmente para assegurar que as crianças com autismo recebam o respeito, a dignidade e os recursos necessários para uma vida de qualidade.

No Amazonas, a deputada estadual republicana Dra. Mayara Pinheiro organizou uma sessão especial, na Assembleia Legislativa, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, enfatizando a necessidade de centralizar os atendimentos e combater preconceitos. A parlamentar também celebrou a aprovação de uma proposta de sua autoria que combate a violência institucional contra pessoas com autismo. “É uma grande vitória na luta para inserção da pessoa autista no mercado de trabalho. A violência institucional deve ser combatida. Qualquer discriminação, abuso, negligência, preconceito ou maus tratos dentro do exercício do seu direito civil, político, social econômico e cultural deve ser punido”, disse.

A secretária do Mulheres Republicanas Bahia, deputada federal Rogéria Santos, apresentou o Projeto de Lei 1053/2024, que propõe adaptações nos ambientes hospitalares para torná-los mais acolhedores às pessoas com autismo. Já a secretária estadual do Mulheres Republicanos São Paulo, deputada federal Maria Rosas, reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos dos autistas durante uma audiência pública e uma sessão solene na Câmara.

No Recife, a vereadora republicana Ana Lúcia propôs a criação de um centro de referência para atendimento às pessoas com TEA, buscando centralizar e facilitar o acesso aos serviços necessários.

Capacitação de lideranças femininas

A campanha nacional de filiação “Mulher, Tome Partido!” ganhou força em abril, com eventos de lançamento realizados em estados como Roraima e Goiás. A secretária nacional do Mulheres Republicanas, senadora Damares Alves (DF), liderou a mobilização e destacou a importância da participação feminina nos espaços de decisão, com foco em resultados concretos durante seu primeiro ano de gestão frente ao movimento. Quando assumiu o comando, Damares Alves lançou um ambicioso desafio: filiar o maior número de mulheres ao partido. “Tivemos imensas conquistas. Viajamos o Brasil encorajando mulheres a entrarem na política, a tomarem partido e a fazerem a diferença, pelo nosso país e por suas famílias. Temos um imenso desafio nas eleições desse ano. Vamos trabalhar para eleger prefeitas e vereadoras republicanas no maior número de cidades possível”, destacou Damares Alves.

Em paralelo, o treinamento “Formando Mulheres para o Futuro”, foi promovido em diversas regiões. A capacitação visa apresentar estratégias do movimento, preparar mandatárias, secretárias, filiadas e pré-candidatas às eleições municipais de 2024 por todo o Brasil.

Atuação no Legislativo

Em abril, iniciativas legislativas lideradas por representantes do Mulheres Republicanas tiveram avanços significativos. A deputada estadual Tia Ju, do Republicanos Rio de Janeiro, celebrou a sanção de seu projeto que institui uma campanha de conscientização sobre métodos contraceptivos para mulheres e adolescentes, ampliando o acesso à saúde reprodutiva.

Já a deputada Maria Rosas apresentou o Projeto de Lei 1171/2024, que busca garantir condições adequadas de trabalho para mulheres militares gestantes e lactantes, promovendo saúde e dignidade para elas e seus filhos.

Avanços no combate à violência contra a mulher

Bruna Olly, secretária do Mulheres Republicanas Espírito Santo, assumiu o comando da Subsecretaria da Mulher em Vitória, reforçando o trabalho em favor da proteção dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero. Sua posse marcou um momento histórico para a cidade e para o Republicanos, já que a capital Vitória está sob o comando do prefeito Lorenzo Pazolini, que agora conta com uma pasta dedicada às causas femininas.

Mentoria e capacitação de lideranças

Durante o mês, a Executiva Nacional do Mulheres Republicanas promoveu uma mentoria exclusiva para as vencedoras do concurso “Inovação Republicana: Ideias que Mudam Vidas”. Em primeiro lugar, a pré-candidata a vereadora, Iara Luíza Souza Lopes, do município de Vespasiano, Minas Gerais, que apresentou um projeto que garante a capacitação de mulheres em áreas historicamente ocupadas por homens, como construção civil, engenharia, ciência e outras atividades. Em segundo lugar, Mayra Isabelle Martins Souza, do município de Santa Luzia, também de Minas Gerais, que propôs a criação de escola em casa para idosos e pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção. “Ser vencedora desse concurso e ter a oportunidade de conhecer os espaços políticos em Brasília foi uma experiência verdadeiramente transformadora”, comentou a republicana Iara Lopes. Já Mayra Martins destacou: “Vencer algo desse gênero foi surpreendente, uma experiência única e incrível, espero tirar o melhor desses momentos que estarei passando aqui”. As republicanas receberam treinamento em comunicação, política e direito eleitoral, consolidando suas propostas para impactar positivamente suas comunidades.

Já a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e secretária-geral do Mulheres Republicanas, Cristiane Britto, foi agraciada com a Medalha do Mérito Eleitoral no Distrito Federal, em reconhecimento aos seus serviços prestados à Justiça Eleitoral. “Sigo na missão de encorajar mais mulheres a conquistarem os espaço de decisão ao lado de pessoas corajosas e que tem o mesmo objetivo”, disse.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend