Ações reforçaram o compromisso do movimento com causas sociais, proteção à infância e assistência às comunidades vulneráveis
Publicado em 7/1/2025 - 11:34
Mobilização contra o abuso infanto-juvenil
Durante o mês, o Mulheres Republicanas liderou campanhas do Maio Laranja, enfatizando a necessidade de políticas públicas para proteger crianças e adolescentes. A secretária nacional do Movimento, senadora Damares Alves (DF), participou de um ato no Congresso Nacional, reforçando a importância de unir esforços contra a exploração infantil. “Precisamos ampliar nossas ações para garantir que nenhuma criança seja vítima de violência ou negligência. O Maio Laranja é essencial para fortalecer essa luta”, destacou.
Nos estados, lideranças republicanas também se mobilizaram. A deputada estadual republicana Janaina Ramos (MA) promoveu debates e homenagens a profissionais da rede de proteção infantil. Em Salvador, a vereadora Ireuda Silva destacou a urgência de políticas públicas efetivas contra o abuso sexual infantil. Já na Paraíba, a vereadora Nadir Rodrigues liderou ações de conscientização em escolas, envolvendo pais, alunos e educadores.
Apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul mobilizaram esforços de solidariedade por parte do Mulheres Republicanas. A deputada federal Franciane Bayer, do Republicanos Rio Grande do Sul, articulou a antecipação da restituição do Imposto de Renda para moradores das áreas afetadas, beneficiando milhares de famílias. Ela também propôs aumento no limite de saque do FGTS para as vítimas da calamidade. “É uma demanda urgente”, enfatizou Bayer, destacando a necessidade de resposta rápida do governo federal para aliviar o sofrimento dos afetados pelas catástrofes naturais.
Já a senadora Damares Alves apresentou emendas à Medida Provisória 1.216/2024, incluindo atendimento psicossocial para as famílias atingidas. Em Roraima, a secretária do Mulheres Republicanas, Darbilene do Vale, liderou uma campanha de arrecadação de kits de higiene para envio ao estado, em um gesto de apoio às mulheres afetadas. “As recentes enchentes no Rio Grande do Sul representam uma das maiores catástrofes naturais na história do estado. Em um momento de extrema necessidade, decidimos estender uma mão amiga às mulheres que enfrentam essas adversidades”, disse Darbilene.
Representatividade feminina
O mês de maio também foi marcado pela continuidade da campanha “Mulher, Tome Partido!”, que incentiva a participação feminina na política. Damares Alves esteve na Bahia para lançar a iniciativa, reafirmando o compromisso do Mulheres Republicanas com a ampliação da participação das mulheres na política e nos espaços de poder. “Estamos no mês de maio, onde acontece o “Maio Laranja” e nós como mulheres conservadoras, precisamos cuidar e proteger as nossas crianças e adolescentes do Brasil. Mulher, tome partido pela vida, pelas pessoas com deficiência, pelas mulheres, pela família, acredite no seu propósito e se lance. Nós precisamos de mais mulheres eleitas pra mudar a história da Bahia”, frisou Damares.
Educação e inclusão social
Na Paraíba, a deputada estadual republicana, Francisca Motta, celebrou a aprovação de um projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência para efeitos legais, garantindo direitos às pessoas que convivem com a condição. Ela também destacou os avanços do programa “Alfabetiza Mais Paraíba”, que combate a evasão escolar e promove a inclusão social por meio da educação. “Temos convicção de que este incentivo colherá significativos frutos, transformando o futuro e a realidade de milhares de famílias paraibanas e brasileiras”, afirmou a parlamentar.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional