Retrospectiva 2022: 90 anos do voto feminino no Brasil

Além da comemoração, Republicanas participam de ações e cursos de preparação por todo o país

Publicado em 10/1/2023 - 10:19

Brasília (DF) – Seguindo com a retrospectiva 2022 do Mulheres Republicanas, os primeiros dias de fevereiro foram de muitos eventos e trabalhos em torno do público feminino.

As Câmaras Municipais de Betânia (PE), e de Cristalina (GO), elegeram suas mesas diretoras, com republicanas sendo eleitas para os cargos de presidente e vice-presidente de suas respectivas câmaras. No município pernambucano, que fica no sertão do Moxotó, uma mesa composta exclusivamente por mulheres, passou a ser presidida pela vereadora e republicana Núbia Aguiar (Republicanos). Já no município goiano, a vereadora Luciana Cândida (Republicanos) foi empossada vice-presidente da Câmara de vereadores local.

Ainda no Goiás, a vereadora de Anápolis (GO) Cleide Hilário (Republicanos), iniciou no dia 02, uma ação de conscientização contra o assédio sexual dentro do transporte público da cidade. A iniciativa veio após a Lei 4.172/2021, de autoria da parlamentar, que foi sancionada no final do ano de 2021, com o tema: ‘O transporte é público, o meu corpo não!’ A ação consistiu na abordagem de homens, mulheres e funcionários da empresa prestadora do serviço de transporte urbano.

Continuando na Região Centro-Oeste, o Mulheres Republicanas do Distrito Federal, realizou no dia 4 de fevereiro,  o “III Encontro da Sala de Debates Ponto de Partida”. Com o tema, ‘Sou pré-candidata, e agora?’, o evento foi realizado de forma virtual e teve o objetivo principal de debater as diferenças, provocar ideias, promover conhecimento e capacitação de mulheres. O debate contou com a participação da secretária do Mulheres Republicanas na capital federal, Tânia Teixeira (Republicanos), da secretária do Mulheres Republicanas RS, Beth Colombo (Republicanos), e das advogadas especialistas em direito eleitoral, Dras. Carla Rodrigues e Rejane Valentim.

Descendo para a Região Sul do país, no dia (11), o Mulheres Republicanas de SC promoveu na cidade de Tubarão, a Abertura do Projeto Autonomia Social Gerando Renda e Valorizando o Trabalho Feminino. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Programa Qualifica Mulher, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Estiveram presentes a secretária estadual do Mulheres Republicanas, Vera Pinheiro (Republicanos), a vereadora de Tubarão, Luciane Tokarski (Republicanos), e a Secretária Nacional de Política para Mulheres adjunta, Viviane Dutra. Por meio do projeto, foram ofertadas vagas para 490 mulheres em situação de vulnerabilidade social da região do sul catarinense, em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

O Mulheres Republicanas do Rio de Janeiro organizou dois encontros de preparação para as eleições de 2022. No dia (12), ocorreu o ‘Encontro Estadual: planejamento, capacitação e execução’, onde pautas como combate à violência política de gênero e a presença das mulheres nos espaços de poder foram o tema da reunião. No dia (19), por iniciativa do diretório estadual do Republicanos, elas participaram de uma palestra motivacional com o tema “O Poder da Comunicação”, ministrada pelo coach Zé André. O tema abordou temas como saber falar e se comunicar, linguagem verbal, não verbal, autoconfiança e ensinamento para influenciar positivamente quem precisa.

No Mato Grosso do Sul, o Mulheres Republicanas, sob o comando da secretária estadual, Raquel Correia (Republicanos), deu início a uma série de rodas de conversas com temas pertinentes ao público feminino, pelo menos duas vezes por mês. A primeira discussão trouxe o tema ‘’Mulher Conservadora e Cristã, e o Feminismo’’, com o objetivo de debater questões sociais, a atuação das mulheres na política e os impactos causados pelo feminismo. Nos dias 17 e 18, a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia (Republicanos), participou do seminário: ‘A inserção da pessoa com deficiência intelectual na perspectiva dos direitos humanos, proferindo a palestra: Família e rede de cuidados, na perspectiva da Assistência Social’, realizado pela Associação Pestalozzi de Canoas (RS) no período de 14 a 18 de fevereiro. Na oportunidade, a secretária foi agraciada com a lembrança do MONPAD (Movimento Nacional Pestalozziano de Auto defensores).

Em alusão ao dia da conquista do voto feminino, onde a data comemora 90 anos, a vereadora de São Luís (MA), Rosana da Saúde (Republicanos), assumiu momentaneamente a presidência da sessão ordinária híbrida realizada na Câmara de Vereadores. A celebração marca a sanção do primeiro Código Eleitoral, Decreto nº 21.076, que garantiu oficialmente às mulheres acima de 21 anos os direitos de votar e serem votadas no Brasil.

Por fim, no dia 21, a deputada estadual do Rio de Janeiro e secretária nacional do Mulheres Republicanas, Tia Ju (Republicanos), participou em Brasília (DF), da primeira reunião da nova diretoria executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Na oportunidade, foi apresentado o planejamento anual. O documento previa a criação de duas novas pastas na entidade, a Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas e a Secretaria de Doenças Raras.

Texto e foto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend