Aumento de candidatas teve um crescimento de 75% este ano se comparado com o pleito de 2018
Publicado em 17/9/2022 - 09:31 Atualizado em 5/10/2022 - 17:23
Brasília (DF) – O Republicanos registrou recorde no número de mulheres que estão disputado um cargo nestas eleições. Foram registradas *487 candidaturas. Um aumento de 75% se comparado com o pleito de 2018, quando foram contabilizados 278 registros.
Em todo país também foi registrado um crescimento no número de mulheres candidatas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), *9.890 mulheres se registraram para a disputa, se comparado com 2018 houve um aumento de mais de 2%.
Ainda segundo o TSE, esse crescimento se deu em virtudce do órgão ter aprovado em 2021 uma mudança para incentivar partidos a lançar mais mulheres e aumentar a representatividade nos espaços de poder. Nestas eleições, os votos dados a mulheres e pessoas negras contarão em dobro para a distribuição de recursos do Fundo Eleitoral entre os partidos políticos.
As regiões que mais obtiveram candidaturas de republicanas foram: Sudeste com 147; Nordeste 130; Norte 84; Sul 66 e Centro-oeste com 60. Segundo a secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada Tia Ju (Republicanos/RJ), esse aumento ocorreu por conta do investimento do partido na capacitação das mulheres.
“O Mulheres Republicanas realizou em parceria com a Fundação Republicana a Escola de Formação de Candidatas e levou aos estados o curso Lideranças Femininas. Além de encontros de capacitação e qualificação, com especialistas renomados para formar e nossas futuras governantes. Isso foi essencial para deixar as mulheres conscientes da importância do seu papel na política”, disse.
A deputada também ressaltou o apoio do presidente nacional do partido, o deputado Marcos Pereira (Republicanos/SP), que sempre fomentou a participação da mulher na política.
Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida
*Dados divulgados pelo DivulgaCand do TSE 16/09/22