Republicanos amplia número de mulheres eleitas nas prefeituras e câmaras municipais

O número de vereadoras, por exemplo, saltou de 228 para 373 mulheres eleitas

Publicado em 20/11/2020 - 14:34

Brasília (DF) – O Republicanos ampliou a presença de mulheres nas câmaras municipais e prefeituras para o quadriênio 2021-2024. A sigla elegeu 30 prefeitas, 35 vice-prefeitas e 373 vereadoras. No pleito de 2016, eram 11 prefeitas, o que representa um aumento de 172%. O aumento na vereança, por exemplo, ressalta o crescimento do partido em 63% com relação à eleição anterior, em 2016, quando 228 mulheres venceram as eleições.

A junção do apoio do Republicanos, por meio do incentivo do presidente nacional, deputado federal Marcos Pereira, e o engajamento do Mulheres Republicanas foi essencial para que resultados exitosos fossem alcançados, como destaca a líder do movimento, deputada federal Rosangela Gomes. “O trabalho sério do nosso partido e as ações da nossa executiva refletem diretamente nesse número. Com certeza fizemos história ao aumentar o número de mulheres republicanas nas prefeituras e câmaras municipais. Isso só demonstra que, definitivamente, nada resiste à força do trabalho”, afirmou.

O Nordeste foi o líder das candidaturas vitoriosas das eleições municipais. No total, foram 19 prefeitas, 18 vice-prefeitas e 152 vereadoras eleitas. Todos os estados da região contam, agora, com a presença republicana na política local. Maranhão está em primeiro lugar, com 48 mulheres eleitas, seguido da Paraíba (37), Piauí e Bahia (25 cada), Rio Grande do Norte (25), Pernambuco (13), Ceará e Sergipe (6 cada) e Alagoas (4).

No Sudeste, que é composto pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, foram 4 prefeitas, 8 vice-prefeitas e 129 vereadoras eleitas. No ranking da presença feminina do Legislativo, São Paulo lidera com 72 eleitas, Minas Gerais com 52 vitórias, Espírito Santo com 11 vagas conquistadas e Rio de Janeiro com 6 republicanas que conseguiram se colocar na política.

Depois, vem a Região Norte, que conseguiu emplacar 1 prefeita, 4 vice-prefeitas e 38 vereadoras. No Amazonas foram 18 vitórias, entre 2 vice-prefeitas e 16 vereadoras, sendo 1 índígena; Pará conta com 8 republicanas eleitas; Tocantins tem 5 vereadoras; Roraima conta com 4 vereadoras; Rondônia e Amapá elegeram 3 vereadoras, cada, sendo que no Amapá, 1 delas é indígena e por fim, o Acre com 1 prefeitura e 1 vice-prefeitura.

Em penúltimo, vem a Região Centro-Oeste, que, no total, efetivou 3 prefeitas, 4 vice-prefeitas e 30 vereadoras. No Mato Grosso, foram 2 vice-prefeitas e 16 vereadoras eleitas; em Goiás, foi eleita Genilva de Doverlândia; Marlene Lourenço, que se candidatou e venceu para a Prefeitura de Mundo Novo (GO) e Marly do Valdineis, vitoriosa à chefia do Executivo em Portelândia. Além delas, tiveram mais 2 vice-prefeitas no estado e mais 10 vereadoras. No Mato Grosso do Sul, foram 4 vereadoras.

Com 28 republicanas eleitas, vem a Região Sul do país. O Paraná lidera o ranking na região de mulheres eleitas. São 2 prefeitas, 1 vice-prefeita e 10 vereadoras. Depois vem o Rio Grande do Sul, que elegeu 1 prefeita, a republicana Gisele Schneider, de Maratá, e 11 vereadoras. Por fim, vem Santa Catarina, que abriu as portas da vereança para 3 republicanas.

Eleitas nas capitais

A participação feminina será representada em 5 câmaras municipais. Conquistando a reeleição, a vereadora Professora Ana Lúcia é do Recife (PE) e vai estender o mandato graças aos 7.901 votos recebidos. Outra republicana que conquistou a reeleição foi a vereadora Ireuda Silva, que recebeu 12.098 votos na capital baiana, Salvador. Ainda no Nordeste, a republicana Rosana da Saúde é a representante de São Luís (MA) e contou com o apoio de 6.984 pessoas. Também foi eleita Sonaira Fernandes, em São Paulo com 17.881 votos. Por último, vem a representatividade na capital carioca, Tânia Bastos, que também se reelegeu com 19.027 votos.

*Atualização 19.11.2020, às 17h. Fonte: TSE, UOL e diretórios regionais do Republicanos.

Texto: Gabbriela Veras / Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Arquivo – Mulheres Republicanas

Leia mais

Republicanos elege 211 prefeitos e 2.603 vereadores em todo o país

Republicanos elege vereadores em 24 capitais

Republicanos lidera ranking em número de vereadores eleitos nas capitais

Reportar Erro