Republicanas são indicadas ao prêmio Congresso em Foco 2021

Aline Gurgel, Maria Rosas e Rosangela Gomes foram indicadas nas categorias Melhores na Câmara, Defesa e Educação e Mulheres na Política

Publicado em 01/09/2021 - 08:00

Brasília (DF) – O site Congresso em Foco divulgou, na última segunda-feira (30), a relação de deputados e senadores que concorrerão à 14ª edição do prêmio mais importante da política brasileira. O prêmio será entregue aos parlamentares que melhor representam a população este ano, conforme votações do público na internet, de jornalistas que cobrem o Congresso e um júri especializado.

Além das categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, estarão em disputa três categorias especiais: “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade” e “Mulheres na Política”. As deputadas federais do Republicanos, Aline Gurgel (AP), Maria Rosas (SP) e Rosangela Gomes (RJ) foram indicadas mais uma vez.

A deputada Maria Rosas e Rosangela Gomes foram indicadas às categorias “Defesa da Educação” e “Mulheres na Política”, já a deputada Aline foi indicada à categoria “Mulheres na Política”. As três foram indicadas à categoria geral de “Melhores na Câmara”.

Indicada pela terceira vez consecutiva, Aline Gurgel ressalta que é uma honra ser lembrada no Prêmio Congresso em Foco. “A indicação desse prêmio é mais um incentivo para continuar a nossa luta em Brasília pelo nosso Amapá. O meu maior incentivo na política é ajudar as pessoas e ser voz ativa na defesa de quem mais precisa, especialmente mulheres, primeira infância, agricultores, idosos. Independente do resultado da premiação, já me sinto vitoriosa e cada vez mais focada em seguir trabalhando pelo Amapá e pelo Brasil! ”, disse.

Após três indicações e levar o prêmio na votação popular de “Melhores na Câmara”, em 2018, a deputada federal Rosangela Gomes recebe com alegria a indicação.  “Estou sendo indicada mais uma vez, e neste ano em duas categorias onde carrego bandeiras e que tenho uma entrega significativa, a educação, que transforma a vida das pessoas e transformou a minha, e a luta de mais mulheres na política e pelos direitos, respeito dessas mulheres. É sempre uma honra ser indicada a esse prêmio tão necessário para todos que compõem a política brasileira”, ressaltou a parlamentar que teve sua lei de combate à violência política contra as mulheres sancionada no último mês.

Maria Rosas, que carrega a bandeira da educação, falou sobre sua indicação ao prêmio.”A indicação traz visibilidade e reconhecimento ao trabalho que tenho realizado no Parlamento e no estado de São Paulo. Este é o 3° ano consecutivo que sou escolhida para concorrer ao prêmio, com destaque na área da educação. Pensar no ensino é garantir o desenvolvimento socioeconômico, cultural e político para o Brasil”, diz a deputada federal.

Categorias

Defesa e Educação

A categoria especial Defesa da Educação é concedida pelo movimento “Todos pela Educação”. A lista foi formada a partir da afinidade dos parlamentares aptos à categoria geral de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, com o tema. Foram avaliadas a produção legislativa, a apresentação de propostas, a participação nas discussões, entre outros pontos, voltados para a “promoção de uma educação inclusiva e de qualidade”.

Mulheres na Política

Pela primeira vez, o Prêmio Congresso em Foco homenageará as parlamentares que se destacaram ao longo do ano na defesa de propostas legislativas relacionadas à igualdade de gênero ou que contribuam para o aumento da representatividade política feminina. A categoria especial “Mulheres na Política” será disputada por todas as congressistas aptas na categoria geral de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”.

A premiação

O Prêmio Congresso em Foco existe desde 2006, escolhe os parlamentares que mais se destacaram na Câmara e no Senado durante o ano e investe contra mitos alimentados em diferentes campos ideológicos como: “todo político é bandido”, “melhor seria fechar o Congresso” etc.

A votação do Prêmio Congresso em Foco na internet começa hoje (1) e vai até 30 de setembro. Também serão premiados os mais bem avaliados por jornalistas que acompanham o Congresso e por um júri especializado. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 21 de outubro. Para votar, basta clicar AQUI.

Fonte: Congresso em Foco
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Fotos: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend