Republicanas irão assumir secretarias estaduais em SP

Sonaira Fernandes e Coronel Helena Reis vão estar à frente das pastas da Mulher e do Esporte

Publicado em 24/12/2022 - 09:01 Atualizado em 4/12/2023 - 10:38

São Paulo (SP) – O governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) anunciou na última quarta-feira (21), os nomes dos secretários estaduais. A lista inclui duas republicanas, a vereadora de São Paulo, Sonaira Fernandes, e a Coronel Helena Reis que assumem em 2023 as pastas da Mulher e do Esporte respectivamente.

“Com muita gratidão e alegria recebi esta nova missão de assumir a Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. Queremos uma família forte e para isso precisamos de mulheres fortes, que edifiquem suas casas. Nós defenderemos a importância da família. Faremos um trabalho voltado à realidade da mulher, com base no diagnóstico técnico e sem filtro ideológico”, disse a vereadora.

Em seu discurso, Coronel Helena ressaltou que sempre foi uma entusiasta do esporte. “Agradeço imensamente ao governador Tarcísio, pelo convite para chefiar a Secretaria Estadual de Esportes de São Paulo. Tenho certeza de que meu esforço, dedicação e conhecimento como gestora pública serão usados para assegurar o acesso da população às atividades esportivas”, disse.

Biografias  

A republicana Sonaira Fernandes nasceu em Riachão do Jacuípe, na Bahia, em 1990. Foi criada em Pé de Serra, cidade com menos de 20 mil habitantes na região de Feira de Santana.

Em 2020, disputou o cargo de vereadora na Câmara Municipal de São Paulo e foi eleita com mais de 17 mil votos. A vereadora defende pautas voltadas para a liberdade econômica dos pequenos empreendedores e trabalhadores, da família, da fé e dos princípios cristãos.

A Coronel Helena Reis ingressou na Academia do Barro Branco, em 1989. Em 2014, foi chefe da 3ª Seção do Estado Maior e, no ano seguinte, promovida a coronel, tornando-se responsável pelo curso de formação de Sargentos e comandante do Policiamento do Interior 5 – região de São José do Rio Preto. Foi secretária-chefe da Casa Militar e responsável pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em 2017.

Com 53.482 votos, não conseguiu se eleger, ficando como suplente na Assembleia Legislativa do estado.  A Coronel é casada, mãe, Doutora em Ciências Políticas, pós-graduada em planejamento, implementação e gestão de educação e formada também em Direito e Turismo.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida 

Reportar Erro
Send this to a friend