Republicanas do RS realizam ações de conscientização contra a violência à pessoa idosa

Junho Violeta foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Publicado em 27/6/2023 - 15:15

Porto Alegre (RS) – Ao longo de todo o mês de junho, as mulheres republicanas do Rio Grande do Sul se uniram para promover ações de conscientização e alerta sobre a violência praticada contra idosos no estado. Durante o Seminário Regional, realizado em Bento Gonçalves, a integrante da executiva estadual do Mulheres Republicanas RS, e representante da secretaria do Idosos Republicanos RS, Samanta Mota, falou sobre a violência psicológica sofrida pelos idosos e os entendimentos judiciais.

“A população idosa no Rio Grande do Sul cresceu 74% de 2010 a 2021. Precisamos cuidar desse público, respeitá-los é respeitar nosso futuro”, ressaltou Samanta.

As republicanas também foram às ruas no último sábado (24), em uma ação na feira livre do município, para conscientizar a população sobre o tema. A presidente do Republicanos na cidade, Aline Poder, ressaltou a impoprtância da ação. “O nosso objetivo é conscientizar a população de que devemos tratar os idosos com dignidade e respeito. Precisamos cuidar, ouvir, ajudar e principalmente proteger”, frisou Aline.

Nas ações realizadas durante o mês, foram distribuídos exemplares de informativos com conteúdos explicativos sobre o tema e laços violetas.

Junho Violeta

A data foi instituída, no ano de 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra à pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas 
Foto: cedida

 

Reportar Erro
Send this to a friend