Republicanas disputam segundo turno no próximo domingo (29)

As capitais Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ) terão duas militares disputando como vice-prefeitas do Republicanos

Publicado em 27/11/2020 - 19:20

Brasília (DF) – Os eleitores voltam às urnas no próximo domingo (29) para eleger os prefeitos das 57 cidades brasileiras em que a disputa será definida no segundo turno. São 18 capitais e outros 39 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos válidos para se eleger em primeiro turno.

As mulheres do Republicanos estarão representadas em duas capitais neste segundo turno. No Rio de Janeiro, a Tenente-Coronel Andréa Firmo concorre à vaga de vice-prefeita na chapa do candidato à reeleição, Marcelo Crivella. Já em Vitória, a Capitã Estéfane concorre como vice-prefeita do candidato republicano Delegado Pazolini. Ambas são militares e concorrem pela primeira vez a um cargo político.

Andréa Firmo ressalta a importância da mulher no cenário político e a importância da não discriminação ao gênero feminino. “Fico muito indignada quando vejo ataques e agressões às mulheres. Ser mulher é sinônimo de força, superação e de jamais desistir da luta contra injustiças. Temos que respeitar as mulheres, tão importantes nas famílias”, disse a militar.

Em Vitória, a Capitã Estéfane explana seu desejo caso seja eleita vice-prefeita da capital capixaba. “O desejo de fazer justiça para todos sempre andou comigo. Quando vi que eu poderia ser uma ferramenta na construção de uma nova política na capital, pautada em princípios familiares e que incentiva as boas práticas, me dei conta de que a mudança estava ao meu alcance. Que eu poderia, efetivamente, ajudar a quem precisa”, comentou a candidata.

Eleições

A capital Macapá teve sua eleição adiada para dezembro. No início do mês, o estado do Amapá passou a enfrentar graves problemas no abastecimento de energia após um incêndio numa subestação de energia. O apagão atingiu 13 das 16 cidades do estado, afetando mais de 700 mil pessoas.

Normas sanitárias

Com o objetivo de evitar aglomerações e grandes filas de espera, o horário para votação nas Eleições 2020 foi ampliado e, assim como foi no primeiro, o segundo turno também acontecerá das 7h às 17h. Para os eleitores com mais de 60 anos, o horário preferencial é das 7h às 10h. Isso não impede que outros eleitores votem neste horário, apenas é recomendado que os idosos que desejarem votar compareçam às urnas neste período.

Todas as seções eleitorais vão conter álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação. Os mesários receberão máscaras e álcool em gel para proteção individual. Para garantir maior segurança e manter longe o coronavírus, a Justiça Eleitoral orienta que os eleitores mantenham uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitem qualquer contato físico. Na hora da votação, a distância entre o eleitor e o mesário também deve ser respeitada. É recomendado que cada eleitor também leve a sua caneta.

Texto: Gisele Rocha | Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: reprodução

 

Reportar Erro
Send this to a friend