Republicanas de Goiás se reúnem com a secretária nacional de Política para Mulheres

Cristiane Britto apresentou os programas da secretaria às vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas do partido

Publicado em 01/05/2021 - 08:00

Goiás (GO) –  O movimento Mulheres Republicanas Goiás promoveu, na última terça-feira (27), um encontro virtual com a presença da secretária nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), Cristiane Britto. A secretária apresentou para as vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas eleitas pelo Republicanos, além de secretarias municipais do movimento, a estrutura da pasta nacional, ações e programas que ressaltam os direitos das mulheres.

O encontro contou com a participação da secretária do Mulheres Republicanas Goiás, Rosa Bravo e da secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju (RJ). O evento foi mediado pela vereadora de Cristalina, Luciana Cândida (Republicanos).

Rosa Bravo falou sobre a disponibilidade da secretária em atender o movimento e orientar as mulheres do partido. “Nosso objetivo é auxiliar nossas republicanas de mandato ou não nas questões dos direitos das mulheres. A presença da dra. Cristiane Britto é de suma importância, pois a secretaria tem uma gama de projetos que podem ser desenvolvidos nas câmaras municipais e nos municípios, no caso das prefeitas e vice-prefeitas. Agradeço a presença da deputada Tia Ju, que está na luta por mais capacitação e sempre reforçando o papel da mulher republicana”, disse Rosa.

A SNPM está vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente. Na oportunidade, a secretária Cristiane e sua equipe falaram dos programas e ações da secretaria, como os canais de denúncias e como funcionam, além dos projetos e das Casas Brasileiras que foram implementadas no estado de Goiás.

“Acho importante a iniciativa do Mulheres Republicanas do Goiás em trazer a secretaria nacional de política para as mulheres para auxiliar no mandato das republicanas. Fico feliz em ver a procuradoria da mulher já tomando forma em Cristalina, em Anápolis e fico orgulhosa em falar que o estado já contempla a maioria dos nossos projetos e programas. Já forma investidos aqui no Goiás cerca de 15 milhões para políticas públicas para as mulheres, como o programa Qualifica Mulher, as Casas da Mulher Brasileira e agora com os programas Maria da Penha vai à Roça e Mães Unidas”, ressaltou.

Mediadora doo encontro, a vereadora Luciana Cândida tem em seu mandato a implementação da Procuradoria da Mulher na câmara municipal e está com o projeto de lei para a criação da secretaria municipal da mulher no município de Cristalina. “Acho de extrema importância ter conosco a secretária Cristiane Britto, que trouxe informações necessárias para a nossa luta em prol dos direitos das mulheres. Sigo no enfrentamento de mais políticas públicas para as mulheres de Cristalina e quero compartilhar com minhas colegas vereadoras de partido, para que possamos alcançar mais mulheres”, explica a vereadora.

A última unidade da Casa da Mulher Brasileira no Goiás, foi a unidade de Goiânia, com uma área construída de 3.600m². No espaço estão reunidos: Juizado Especial, Núcleo Especializado da Promotoria, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, alojamento de passagem, brinquedoteca e fraldário

Participaram também as prefeitas de Doverlândia, Genilda Assis, a vereadora de Anápolis, Cleide Hilário, as republicanas e secretárias municipais Lourdinha Santos de Aparecida de Goiás e Lidian Araujo, secretaria do Mulheres Republicanas de Abadia de Goiás, entre outras mulheres eleitas do estado do Goiás, entre outras.

Texto: Gisele Rocha/Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend