Republicanas cearenses unidas contra o câncer de mama

Republicanas cearenses unidas contra o câncer de mama

Eventos pelo Outubro Rosa foram promovidos nas cidades de Juazeiro do Norte e Trairi para incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama

Publicado em 01/11/2019 - 00:00

Juazeiro do Norte e Trairi (CE) – As mulheres do Ceará se mobilizara durante todo o mês de outubro para levar informações que contribuam para a prevenção do câncer de mama em diversos municípios do estado. As ações alusivas ao Outubro Rosa, campanha dedica ao combate da doença, mobilizou, nos dias 26 e 27, as mulheres das cidade de Juazeiro do Norte e Trairi.

Em Juazeiro do Norte, as mulheres republicanas realizaram uma blitz informativa em frente ao Shopping Cariri Garden – ponto bastante movimentado da cidade. Cerca de 12 pessoas se revezavam para entregar panfletos e conversar sobre a importância de realizar exames frequentemente, principalmente a mamografia e o autoexame do toque.

A blitz contou com a presença da vereadora de Juazeiro do Norte, Jacquine Gouveia (Republicanos) e da secretária do Mulheres Republicanas de Juazeiro do Norte, Maria Risoneide. “O intuito é mostrar para as mulheres que com um toque ela pode salvar a própria vida. O câncer de mama tem cura”, declarou a secretária.

Um pouco distante dali, acontecia também uma ação de conscientização sobre o Outubro Rosa em Trairi, na praia de Mundaú. As republicanas foram até o mirante com panfletos e informações para explicar a população sobre a importância de estar com o check-up anualmente atualizado para evitar o desenvolvimento de doenças mais graves.

Ao conversar com as pessoas que estavam no local, a secretária Seyna Lima enfatizou a relação entre exames, diagnóstico precoce e cura. “O câncer não mata por si só. A falta de autocuidado atrasa o diagnóstico precoce, que faz toda diferença”, disse.

A secretária relata que já realizou os exames preventivos esse ano para dar o exemplo para as outras mulheres. “Para mulher o diagnóstico precoce faz toda diferença. O telefone toca tantas vezes no dia? Por que você não pode se tocar pelo menos uma vez por mês? ”, questionou Seyna.

É fundamental que toda mulher faça os check-ups regularmente já que as chances de cura chegam a 99% nos casos do diagnóstico precoce, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Texto: Cecília Castro/Ascom – Mulheres Republicanas nacional
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro