Instituição oferecerá uma série de serviços essenciais, incluindo busca ativa para mulheres vítimas de violência e acolhimento institucional
Publicado em 20/5/2024 - 09:09
Francisco Morato (SP) – Em uma celebração marcante na cidade de Francisco Morato, a prefeita Renata Sene (Republicanos-SP) inaugurou a Casa da Mulher Moratense e a Casa Afro, iniciativas pioneiras dedicada ao fortalecimento dos direitos e ao empoderamento das mulheres locais.
A Casa Afro Moratense abrigará atividades voltadas ao desenvolvimento regional e socioeconômico por meio de programas de afro empreendedorismo, geração de trabalho e renda, qualificação profissional, cursos de gestão na área de beleza negra, moda afro, assim como diversas oficinas culturais, ensino de história e cultura afrobrasileira, serviços de inclusão, proteção e promoção social, programas de saúde integral da população negra.
Já a Casa da Mulher Moratense, segundo a prefeita, não é apenas um espaço físico, mas um “símbolo do compromisso da gestão municipal com a igualdade de gênero e a justiça social”. A instituição englobará a busca ativa para mulheres vítimas de violência, com acolhimento institucional emergencial, por meio da parceria com a associação “Bem Querer Mulher”, atendimento jurídico e programas de reeducação para homens agressores, em conformidade com a Lei Maria da Penha.
A nova instituição surge como resultado do esforço colaborativo entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres e diversos parceiros comprometidos.
Renata Sene enfatizou o poder de transformação do projeto: “Esta casa é um refúgio, um espaço onde podemos encontrar apoio, orientação e encaminhamentos. Aqui, ofereceremos serviços que atendam às nossas necessidades, fechando lacunas na rede de assistência municipal”, afirmou a prefeita republicana.
O evento, descrito por Renata Sene como “um dia de imensa alegria e realização”, contou com a presença de diversas autoridades, membros da comunidade e grupos de apoio às mulheres.
A Casa Afro e a Casa da Mulher estão localizadas na rua Gabriel Rezende, nº 210, Jd. Prof. Francisco Morato.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional