Ex-prefeita de Francisco Morato (SP) e integrante da executiva do Mulheres Republicanas, Renata é a 2ª republicana a comandar a instituição
Publicado em 25/2/2025 - 16:54
Atualizado em 27/2/2025 - 08:11
Brasília (DF) – A cerimônia de posse da nova presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renata Sene, realizada nesta terça-feira (25), foi marcada pela presença e apoio de várias lideranças do Mulheres Republicanas de todo o país. Ex-prefeita de Francisco Morato (SP) por dois mandatos e integrante da executiva do movimento, como 1ª vogal, Renata assume o comando da FRB com o compromisso de fortalecer a formação política e a educação cidadã no Brasil. Ela é a segunda mulher a comandar a instituição. A primeira foi Telma Franco, entre 2016 a 2017.
O evento reuniu autoridades como o presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), demais parlamentares, representantes de movimentos setoriais e diversas lideranças republicanas, que destacaram a relevância da presença feminina em espaços de decisão e o impacto dessa nova gestão para o futuro da FRB.
Durante seu discurso de posse, Renata Sene ressaltou a importância do trabalho coletivo e do compromisso da FRB com a capacitação de cidadãos e lideranças políticas. “A Fundação Republicana Brasileira está fortemente alinhada ao compromisso de formar líderes preparados para lidar com os desafios contemporâneos. Nossa missão será impactar ainda mais vidas, fomentar políticas assertivas e promover uma educação política moderna e dinâmica”, declarou.
Renata Sene também fez questão de agradecer a confiança depositada em sua liderança, destacando o legado deixado por seus antecessores e a importância do apoio do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira. “Presidente Marcos, o senhor tem presenciado os bons frutos da FRB ao longo desses 18 anos e como a FRB tem impactado milhares de pessoas com suas ações e programas. Através de cursos, palestras e capacitações, formamos cidadãos mais conscientes e preparados para atuar na política com ética e responsabilidade”, afirmou.
A secretária nacional do Mulheres Republicanas, senadora Damares Alves (DF), destacou a relevância da nomeação de Renata Sene. “Isso mostra para o Brasil que o Republicanos é um partido que investe em mulheres e que dá oportunidade para mulheres. O movimento de mulheres fez isso no Brasil inteiro, levantando lideranças, e Renata, que já é uma liderança consagrada, vem agora à frente da FRB para continuar o trabalho que ela começou como prefeita”.
A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e secretária-geral executiva do Mulheres Republicanas, Cristiane Britto, também elogiou a trajetória da nova presidente. “E como a nossa querida Renata foi uma prefeita premiadíssima, nacional e internacionalmente, eu não tenho dúvida que a gestão dela será muito exitosa à frente da FRB”, acrescentou Britto.
Republicanas presentes na cerimônia enfatizaram a importância de uma liderança feminina à frente da FRB, destacando que Renata Sene representa não apenas uma nova gestão, mas também um avanço para a participação das mulheres na política. “A posse de Renata Sene é um marco para nós, mulheres republicanas. Sua trajetória de dedicação e compromisso com a população, faz dela a escolha certa para liderar a FRB nesse novo ciclo”, comentou a deputada federal Ely Santos, do Republicanos São Paulo.
Também estiveram presentes a secretária do Mulheres Republicanas Bahia, deputada federal Rogéria Santos; a secretária estadual do Mulheres Republicanas São Paulo, deputada federal Maria Rosas; a coordenadora do Mulheres Republicanas Regional Norte, ex-deputada federal Aline Gurgel; a secretária do Mulheres Republicanas DF, Tânia Teixeira; a secretária do Mulheres Republicanas Santa Catarina e vereadora de São José, Vera Pinheiro; a secretária do Mulheres Republicanas Pernambuco e vereadora do Recife, professora Ana Lúcia; a coordenadora do Mulheres Republicanas Regional Sul, deputada federal Franciane Bayer (Republicanos-RS); a secretária de Assistência Social do Rio de Janeiro e coordenadora do Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher do Republicanos, deputada federal licenciada Rosangela Gomes; além de várias outras autoridades.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional