Renata Sene abre mais 20 leitos de UTI para o tratamento da Covid-19

Prefeita envia ofício à Embaixada da Rússia para a compra da vacina “Sputinik V”

Publicado em 24/03/2021 - 08:15

Francisco Morato (SP) – Com o aumento dos casos de Covid-19 e a alta nos óbitos na cidade de São Paulo, a prefeita de Francisco Morato, Renata Sene (Republicanos), esteve na sede do governo do estado, juntamente com os demais prefeitos das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (CIMBAJU), em reunião com o secretário Fernando Fernandes, do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (FUMEFI) e responsável técnico pelas questões de leitos de UTI do Estado de São Paulo.

Em Francisco Morato, segundo a republicana, a cidade está com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Sabemos o quão difícil está sendo enfrentar esse que é o pior momento da pandemia desde o seu início, é muito triste ver tantas pessoas acometidas pelo vírus sofrendo na fila à espera por um leito”, disse.

Renata diz que que apesar de toda dificuldade que tem sido garantir novos leitos, Francisco Morato segue com mais 20 leitos de UTI e 12 de enfermaria, que entraram em funcionamento na última segunda-feira (22), instalados no Hospital Albano de Franco da Rocha e serão utilizados por pacientes da região. “Sabemos que não é o suficiente devido a demanda que temos, mas certamente ajudará a amenizar um pouco o sofrimento de muitas famílias que hoje sofrem com essa situação caótica que vivemos”, alerta a prefeita.

A republicana pede a todos que se cuidem, usem máscara e higienizem sempre as mãos. “Fique em casa sempre que possível e saia apenas em casos de extrema necessidade. A situação é muito séria e o vírus está cada vez mais forte e letal”, ressalta.

Compra de mais vacinas

Na tarde do último dia 15, Renata Sene encaminhou um ofício destinado a embaixada Russa com a intenção em adquirir a vacina “Sputinik V”, que possibilita a imunização contra a covid-19. A vacina é produzida pelo Gamaleya National Center of Epidemiology and Microbiology.

No começo de março a prefeita anunciou a aprovação da lei para adesão ao Consórcio Nacional de Vacinas, de iniciativa da Frente Nacional dos Prefeitos. “Enquanto o abastecimento de vacinas feito pelo Governo Federal é insuficiente para imunizar a nossa população, nós seguimos em busca de parcerias e projetos que possam atender a nossa população”, afirma.

Até o fechamento desta matéria, o Estado de São Paulo registra em 21 de março (21) 12.068 pacientes internados em leitos de Terapia Intensiva devido à COVID-19, número nunca antes registrado na pandemia. Há também 16.570 pessoas em leitos de enfermaria, totalizando 28.638 pacientes hospitalizados.

Sobre o CIMBAJU

O Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri, é integrado e constituído pelos seguintes Municípios: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã. Tem por finalidade a cooperação técnica, financeira e institucional para a realização dos interesses comuns dos entes consorciados na implementação de suas múltiplas políticas públicas, considerando sempre a minimização de custos, maximização de benefícios, pautando suas ações nos princípios jurídicos constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, transparência, eficiência e supremacia do interesse público para o bem do desenvolvimento e integração regional.

O consórcio desenvolverá ações públicas nas áreas da:

Saúde; Infraestrutura, transporte e mobilidade urbana; Desenvolvimento Econômico Regional; Desenvolvimento urbano e gestão ambiental; Educação, Desporto, Cultura e Lazer; Inclusão Social e Direitos Humanos; Segurança Pública;  Fortalecimento Institucional e Desenvolvimento de Ações de Segurança Alimentar.

Texto: Ascom Renata Sene
Edição: Gisele Rocha/ Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend