Projeto que propõe distribuição gratuita de absorventes é aprovado em Indiavaí (MT)

Autora da proposta, a vereadora Rhillary Milleid, defende palestras educacionais sobre menstruação, como um processo natural, nas escolas da rede municipal de ensino

Publicado em 24/6/2021 - 13:00

Indiavaí (MT) – Na última segunda (21), foi aprovado, na Câmara Municipal de Indiavaí, interior de Mato Grosso, o projeto de lei que dispõe sobre o Programa Municipal de Enfrentamento e Erradicação da Pobreza Menstrual no município, de autoria da vereadora Rhillary Mileid (Republicanos).

A medida visa promover a inclusão de absorventes menstruais nas cestas básicas distribuídas às pessoas em condições de vulnerabilidade; disponibilização e distribuição gratuita de absorventes na escola da rede municipal de ensino e unidade básica de saúde; incentivo à promoção de palestras nos quais menstruação seja abordada como um processo natural do corpo feminino, com vistas à proteção à saúde da mulher.

De acordo com a vereadora, o termo Pobreza Menstrual surge com a proposta de debater os efeitos que a falta de acesso aos absorventes causam a saúde feminina, já que 26% das mulheres no Brasil são afetadas com a falta do produto, e durante a pandemia o problema cresceu de uma maneira muito significativa.

“Tomamos conhecimento da estatística estarrecedora de que uma em cada quatro jovens já faltou à aula por não poder comprar absorvente. Na falta de um absorvente, meninas usam miolo de pão, roupa velha, pedaço de pano de chão, papel higiênico, jornal e há quem deixe escorrer pelo corpo. E sabe o que acontece com meninas quando escorrem? São, pelo menos, 5 dias sem ir à escola. Uma semana de falta escolar porque não possui absorvente higiênico. Além dos riscos de contaminação e infecções causadas pela falta de higiene menstrual”, alerta Rhillary.

Para a republicana, a menstruação é um processo natural do corpo feminino, por isso é uma questão de saúde pública. A vereadora conclui, que esse dia é um marco nas políticas de saúde e direito das mulheres na cidade de Indiavaí. “Esse é um dia muito feliz para mim. Mais feliz ainda, será o dia que essa lei for sancionada”, finaliza.

Sobre a republicana

Rhillary Mileid Tosta, tem 20 anos e foi a quinta vereadora mais votada da cidade e a mais votada do Republicanos, sendo a mais jovem vereadora de Indiavaí, e a única mulher nesta legislatura na Câmara Municipal. Ela também é a segunda vereadora mais jovem do estado do Mato Grosso. A republicana é a vice-presidente da sigla no município.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas MT
Edição: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Cedida

Reportar Erro
Send this to a friend