Prefeitas do Republicanos comemoram o “Dia do Prefeito”

A data é comemorada anualmente no dia 6 de outubro; o Republicanos conta com 30 prefeitas eleitas em 2020

Publicado em 09/10/2021 - 08:00

Brasília (DF) – No último dia 06 de outubro foi comemorado o Dia do Prefeito e, no caso do movimento feminino do Republicanos, “Dia da Prefeita. O partido elegeu, no pleito municipal de 2020, 30 prefeitas em todas as regiões do Brasil. Nas redes sociais, as republicanas comemoraram a data com mensagens de agradecimento pela oportunidade e pelos votos que as elegeram.

Renata Sene que está em seu segundo mandato, em Francisco Morato, no estado de São Paulo, disse ser “uma honra poder exercer o cargo e ser a gestora da cidade que tanto ama“. Aqui eu nasci, cresci e trabalho há 21 anos. Os desafios são grandes e a responsabilidade em ocupar esse cargo é imensa, mas quando a gente acredita que pode dar certo e faz as coisas com amor e dedicação os resultados aparecem. Minha eterna gratidão a nossa população por ter me dado, por duas vezes, a oportunidade de ser a prefeita de Francisco Morato. Seguimos na luta pelo desenvolvimento da nossa cidade e do nosso povo”, disse.

A prefeita de Marituba, no Pará, Patricia Mendes, disse em suas redes que tem o privilégio de ser a primeira mulher eleita no município. “Seja nas ruas diariamente ou no gabinete, temos uma gestão que se preocupa e trabalha pelo povo. Isso me orgulha! A missão de transformar uma cidade abandonada, que em 9 meses de gestão, já colhe os frutos de um trabalho incansável que me foi passado através da escolha da população. Quando fui eleita para conduzir Marituba, meu maior desejo foi cuidar de cada Maritubense. Olhar por cada um, em cada bairro, casa e lugar. Isso é a missão de um prefeito! É mudar o que não está funcionando, satisfazer as necessidades dos moradores com empenho e dedicação. Vamos alcançar o desenvolvimento e a transformação de Marituba com muita entrega e esforço que todos merecem. Gratidão pela oportunidade de ser a Prefeita que cuida de vocês! A Prefeita do povo”, ressaltou.

Na Bahia, Eliana Gonzaga, prefeita de Cachoeira, destaca que ser prefeita é uma nobre missão. “Todos os dias agradeço a Deus por ter me concedido essa grande benção, e aos cachoeiranos que confiaram mim para essa nobre missão de ser a primeira mulher prefeita de Cachoeira. Seguirei trabalhando incansavelmente por uma Cachoeira melhor para todos os cachoeiranos!”, disse.

Eugênia Nunes, prefeita de Francisco Ayres, no Piauí, também comemorou a data com mensagem de agradecimento. “Hoje, passados 10 meses desde que assumi o cargo de prefeita na minha cidade, toda a emoção se traduz em muita mais força de vontade. Me sinto grata e assim serei eternamente por cada voto de confiança em mim”, reitera.

Prefeitas republicanas pelo Brasil

A Região Nordeste concentra o maior número de prefeitas eleitas pelo Republicanos: Pernambuco (4), Rio Grande do Norte (3), Bahia (2), Ceará (1), Maranhão (4), Paraíba (3) e Piauí (1). Em Pernambuco foram eleitas quatro prefeitas: Izalta em Ibirajuba, Dra. Cátia em Jataúba, Fátima Borba no município de Cortês e Dra Nadegi, em Camaragibe.

No Rio Grande do Norte foram eleitas três prefeitas: Thuanne Sousa no município de Vila Flor, Alice de Assis no município de Santana dos Matos, e Camila Melo em Baía Formosa. No estado da Bahia foram eleitas Braulina no município de Aracatu e Eliana Gonzaga no município de Cachoeira.

No Ceará, Ariana Aquino comanda o município de Paraipaba, no Maranhão, a republicana Fechinha, foi eleita em Central do Maranhão, Valmira Miranda no município de Colinas, Domingas Cabral em Mirador, e Josa em São João do Soter.

Talita Lopes foi eleita prefeita em Boa Ventura, na Paraíba, Socorro de Biro também foi eleita no estado no município de Lagoa. O município de Quixaba, também no estado, é comandado por uma republicana, Claudia, já no Piauí foi eleita uma republicana, Eugênia Nunes.

Na Região Sudeste são três republicanas prefeitas: São Paulo (2), Minas Gerais (1), Em São Paulo, o município de Francisco Morato, distante 49 km da capital, continua sob a gestão de Renata Sene, Valéria da Lukaliam, no município de Jaci. Em Minas Gerais, Sabrina Mesquita foi eleita prefeita de São Sebastião do Maranhão.

Também foram eleitas prefeitas nas Regiões Centro-Oeste (Goiás 2), Norte (Pará 1) e Sul (Rio Grande do Sul 3). No estado de Goiás foram duas republicanas. Genilva Rodrigues, para a Prefeitura de Doverlândia. Já Marlene Lourenço, administra o município de Novo Mundo. No Pará, Patrícia Mendes foi eleita prefeita em Marituba.

No Paraná são duas prefeitas: Dayane Sovinski, no município de Imbaú e Karime Fayad na cidade do Rio Branco do Sul. No Rio Grande Sul, o Republicanos conta com uma gestora municipal: Gisele Schneider foi eleita em Maratá.

Juntas as republicanas contabilizaram mais de 252 mil votos nas urnas.

Mais sobre a data

A palavra Prefeito vem do latim praefectus, “posto acima dos outros”. Ao longo da história romana, o termo serviu para designar os mais variados cargos administrativos: alguns eletivos, outros nomeados pelo imperador ou pelo Senado. O prefeito é o político eleito por determinado município para exercer o cargo de gestor público da cidade pelo período de 4 anos, podendo ser reeleito por mais 4 anos. O cargo faz parte do poder executivo, sendo responsável por administrar o município conforme as leis municipais.

Mesmo que, oficialmente, o Dia Nacional do Prefeito Municipal seja comemorado no dia 11 de abril, por ser a data em que foi criado o cargo de prefeito pela Assembleia Provincial Paulista em 1835, o Dia do Prefeito ganhou duas datas comemorativas: 11 de abril e 06 de outubro*

Dia do Vereador

Também no dia 01 de outubro foi a vez de celebrar o Dia do Vereador, que foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 20 de julho de 1984. A decisão de escolher essa data para comemorar o dia do vereador é porque no dia 01 de outubro de 1828 o ex-imperador do Brasil Dom Pedro I oficializou que, a partir daquele momento, seria obrigatório a definição do cargo de vereador no país. O Republicanos ampliou a presença de mulheres nas câmaras municipais para o quadriênio 2021-2024. A sigla elegeu 373 vereadoras. O Nordeste foi o líder das candidaturas vitoriosas nas eleições municipais. No total, foram 152 vereadoras eleitas.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas
Fonte: reprodução da internet
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend