PRB promove ações contra a violência doméstica em diversos estados

PRB promove ações contra a violência doméstica em diversos estados

Mobilizações acontecerão em dez estados e no DF e serão realizadas diversas ações contra a violência e atividades voltadas para as mulheres

Publicado em 22/11/2018 - 00:00

Brasília (DF) – No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, celebrado no dia 25 de novembro, o PRB Mulher promove mutirões com atividades voltadas para o público feminino em dez estados e no Distrito Federal.

Com o objetivo de conscientizar homens e mulheres que passam ou não por situações de violência doméstica, o movimento desenvolveu a campanha: “Ei, abaixa sua mão! À não violência contra a mulher”. A campanha ganhou a adesão das republicanas espalhadas pelo país que, unidas, propagarão ações para defender a causa durante o final de novembro e o início de dezembro.

De acordo com o Relógio de Violência, a cada dois segundos uma mulher é vítima de agressão física ou verbal e a cada 22,5 segundos uma mulher é vítima de espancamento ou tentativa de estrangulamento. As ocorrências não param por aí, pois a cada dois minutos uma mulher é vítima de arma de fogo no país. Esses são só alguns números, entre os outros dados cruéis expostos pelo Instituto Maria da Penha.

“Diante de tanta violência contra as mulheres, é impossível nos mantermos apáticas à situação e como uma militância feminina que somos, temos o dever de mantê-las informadas de seus direitos. Infelizmente, muitas estão em situação de violência e não se sentem à vontade e nem seguras o suficiente para denunciar o agressor, mesmo diante de leis que as protegem”, afirmou a coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes.

Ações pelo Brasil

Com vários eventos agendados no estado, a coordenadora do movimento no Goiás, Rosa Bravo, está nos últimos preparativos com as coordenadoras municipais para a realização das ações. Ela que já foi vítima de violência doméstica e convida as mulheres a vestirem a camisa da campanha e ajudarem a disseminar o máximo de informação para a não violência. “Vamos promover a campanha em cinco municípios do estado. Convido todas as mulheres a estarem conosco, pois é muito importante lutarmos contra esse tipo de violência”, disse a coordenadora que salientou em dizer que no município de Goiânia, além de as mulheres receberem informações sobre seus direitos, terão outros serviços disponíveis. “As participantes receberão serviços que promovem o bem-estar, pois assim também conseguiremos reforçar a ideia do empoderamento feminino”, completou.

A campanha também tem recebido o apoio dos homens do partido, entre eles o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) e o presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renato Junqueira, que gravaram vídeos para ajudar a divulgar as ações e encorajar os republicanos a aderirem ao projeto.

Para Rosangela Gomes, esse apoio da ala masculina é importante, pois fortifica o comprometimento do partido com a causa. “Nós mulheres somo gratas por todo esse apoio recebido, principalmente do nosso presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que tanto coopera para o crescimento e desenvolvimento feminino na sociedade e na vida política”, destacou.

A violência à mulher no Brasil

De acordo com o Anuário de Segurança Pública de 2018, no ano passado foram registrados 221.238 casos de violência corporal dolosa, enquadrados na Lei Maria da Penha, chegando a 606 casos por dia. Os casos de feminicídio, que é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher ou qualquer outra motivação que menospreze a figura feminina, chegou ao número de 1.133 casos em 2017.

Programação nos estados

Roraima – 19/11 – 8h30 (Rua Floriano Peixoto, 125 – Centro/Boa Vista)
Santa Catarina – 23/11 – 19h (Rua Monsenhor Topp – Centro/Florianópolis)
Rio Grande do Sul – 23/11 – 12h (Largo Glênio Peres – Centro/Porto Alegre)
Goiás – 24/11-15h (Rua das Camomilas, Quadra 03, Lt.: 14 – Jardim Cerrado -Goiânia)
Ceará – 24/11 – 15h (Em frente ao sinal do North Shopping da Bezerra de Menezes)
Rio de Janeiro – 24/11 – 10h30 (Câmara Municipal de Paraty – Rua Samuel Costa, nº 23 – Centro Histórico/Paraty)
Acre – 24/11 – 10h (Palácio Rio Branco – Av.: Presidente Vargas, s/nº – Centro/Rio Branco)
Mato Grosso – 25/11 – 17h (Parque das Águas – Av.: Hermínia Torquato da Silva – Centro Político/Cuiabá)
Paraná – 30/11 – 17h30 (Câmara Municipal de Piraquara – Av.: Getúlio Vargas, 1511 – Centro/Piraquara)
Amazonas – 30/11
Distrito Federal – 08/12

Mais informações entrar em contato com o PRB Mulher Nacional pelo telefone (61) 98654-8031.

Texto e foto:  Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend