PRB Mulher RJ realiza 1ª Caminhada pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Ação aconteceu em Niterói e contou também com a participação de republicanas dos municípios de Rio Bonito, Maricá, Itaboraí, São Gonçalo e Rio de Janeiro

Publicado em 21/03/2019 - 00:00

Niterói (RJ) – O PRB Mulher do Rio de Janeiro realizou no último sábado (16) em Niterói, a 1ª Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher, com a presença de republicanas dos municípios de Rio Bonito, Maricá, Itaboraí, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Niterói. A ação também aconteceu no município de Seropédica, na Baixada Fluminense e em Petrópolis, região serrana.

De acordo com um levantamento do Datafolha encomendado pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), para avaliar o impacto da violência contra as mulheres no Brasil, até fevereiro de 2019, 1,6 milhão de mulheres já haviam sido espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) passaram por algum tipo de assédio. Mais de 40% dos casos ocorreram no ambiente doméstico e em 52% dos casos, as mulheres não denunciaram o agressor ou procuraram ajuda.

Diante das estatísticas e em comemoração ao Mês da Mulher que é março, as republicanas marcaram presença no Terminal Rodoviário Presidente João Goulart, para dar início a uma caminhada. Antes, as mulheres fizeram exercícios de alongamento e partiram em direção à Praça Arariboia e voltaram para o ponto de partida. Durante o evento, diversas mulheres se filiaram ao PRB.

“Esta caminhada é para conscientizar a todas a denunciarem e reivindicar penas duras para os agressores. O PRB está de mãos dadas com as mulheres que lutam por mudanças e é por isso que fizemos um ato de filiação partidária. Unidas faremos a diferença”, disse a coordenadora estadual do PRB Mulher no Rio de Janeiro, vereadora Tânia Bastos (PRB).

Ao final do evento, as republicanas distribuíram folhetos, sensibilizando a população para aderir ao movimento e o encerramento se deu com uma divertida aula de zumba com a instrutora Aline Aurora.

Caminhada em Seropédica

O município de Seropédica também recebeu a caminhada em prol da não violência à mulher. Lá o evento aconteceu na praça do Km 49 e contou com dezenas de republicanas que disseminaram a luta pela causa entre os passantes. Na oportunidade, foi realizada palestra de orientação dos locais de rede de assistência e atendimento em casos de violência e conscientização.

“Foi uma manhã de muita informação, atividade física e muita diversão. Tivemos aula de zumba e filiamos 17 novas republicanas”, finalizou a coordenadora municipal Rosimar Alves.

Texto: Leticia Namorato / Ascom – vereadora Tânia Bastos
Edição: Ascom – PRB Mulher Nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend