PRB Mulher promove evento em comemoração ao mês da mulher no Paraná

Para Marcilene Paes, coordenadora do PRB Mulher no Paraná, o evento serviu para enfatizar que as mulheres estão empenhadas em participar ativamente do cenário político

Publicado em 26/03/2019 - 00:00

Curitiba (PR) – O PRB Mulher realizou no último sábado (23), mais um evento em comemoração ao mês da mulher. Desta vez, Curitiba foi o ponto de encontro das republicanas do estado sob a coordenação de Marcilene Paes.

O evento reuniu cerca de 300 pessoas e discutiu o tema “O Dinamismo da Mulher Atual”. Além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o encontro serviu para filiar novas republicanas, em mais uma ação que faz parte da campanha “Filia 10”. Na ocasião, mulheres que são destaque no estado foram homenageadas e houve, ainda, uma roda de conversa sobre diversas questões do empoderamento feminino.

Para a coordenadora do PRB Mulher no Paraná, o evento serviu para enfatizar que as mulheres estão empenhadas em participar ativamente do cenário político e que não possuem nenhuma pretensão em ficar de fora dos postos de decisão, seja do município, do estado ou do país. “Nós mulheres desempenhamos diversas funções diariamente, a política é só mais uma atividade no nosso dia a dia que fazemos com a dedicação e comprometimento que só a mulher tem”, disse Marcilene Paes.

A coordenadora do PRB Mulher do Rio Grande do Sul, Beth Colombo, participou do evento representando a coordenadora nacional do movimento, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ). Na oportunidade, Beth falou um pouco de sua história na política e de todos os desafios que o gênero enfrenta no ramo. Além disso, ela reforçou a necessidade de mais mulheres no parlamento. “A nossa essência é política. Logo, nós podemos fazer e mostrar às outras mulheres que nós somos capazes de trazer todo esse perfil diverso que temos, para a política partidária”, ressaltou.

Dentre as autoridades presentes no evento, o presidente do PRB Paraná e secretário estadual do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; o vice-presidente estadual do PRB, deputado federal Aroldo Martins; o deputado federal Luizão (PRB-PR); o deputado estadual Alexandre Amaro (PRB-PR); o presidente do PRB Curitiba, vereador Osias Moraes; a vereadora do município de Prudentópolis, Carina Rampi (PRB); e a secretária do PRB Mulher no Paraná, Rosimari Kloster;

O evento contou com sorteios de itens de beleza e sessões de empoderamento com a coach e escritora Carla Lourenço, que na oportunidade presenteou alguns exemplares do seu livro “Coaching- A hora da virada”.

Homenagens

Realizando trabalhos de excelência no estado, algumas mulheres foram homenageadas durante o evento, entre elas, a diretora de Planejamento Urbano de Pinhais, Karime Fayad, que foi candidata a deputada estadual pelo PRB no pleito de 2018, obtendo 14.119 votos. A republicana, que não obteve a eleição mas pretende continuar a jornada para conquistar a cadeira no parlamento, falou sobre a violência doméstica e feminicídio. “Precisamos de mais mulheres na política para lutar contra os números de violência à mulher. Precisamos desenvolver políticas públicas eficazes para combater esse alto número de violência contra nós. Número esse que vitimiza mulheres não só do Paraná mas do Brasil”, disse.

A funcionária pública Angeline Olivet, que exerce hoje seu 4º mandato como Conselheira Tutelar, e realiza um trabalho direcionado à adolescentes gestantes, portadoras de HIV, também foi homenageada.

Além delas, Neusa Vargas também foi uma das escolhidas para receber a honraria que vieram das mãos do deputado federal Aroldo Martins. Ela trabalha desde criança como catadora de minerais recicláveis. Hoje, ela é referência de coragem e ética junto aos catadores, tornando-se presidente da Associação dos Recicladores de Pinhais (Arepi), coordenando o trabalho de 28 associados, onde as mulheres representam 68% do total de colaboradores.

Roda de Conversa

Ao final do evento, uma roda de conversa foi proposta para tratar da questão do empoderamento feminino e a inserção da mulher na política. Como mediadora estava a coordenadora Marcilene Paes, que conduziu o bate-papo entre as republicanas presentes, o presidente estadual Valdemar Bernardo Jorge, a vereadora Carina Rampi e a coordenadora do PRB Mulher no RS, Beth Colombo.

Uma das participantes questionou sobre a formação que a mulher deve ter para estar capacitada. Para responder, o presidente do PRB Paraná ressaltou o trabalho da Fundação Republicana Brasileira (FRB) e os cursos que ela oferece para capacitação pessoal e profissional. “A FRB disponibiliza hoje diversos cursos em que a mulher pode aprender mais sobre a política, seja de forma presencial ou on-line. Essa é uma ótima maneira de se aprender mais sobre o tema”, disse Valdemar.

Para Carina Rampi, existem muitas recompensas após a mulher estar na política. “Conseguimos lutar por nossos direitos e lutar pelos direitos do outro. Precisamos de políticas públicas para atender famílias que são completamente desestruturadas. A nossa luta é grande mas nós temos que continuar”, ressaltou a vereadora.

Na oportunidade, Marcilene Paes incentivou mulheres a ocuparem seus lugares. “Temos as vagas mas elas não estão devidamente ocupadas”, disse a coordenadora, que ao avistar duas cadeiras vazias na primeira fileira do evento, incentivou as republicanas com frases de empoderamento, a ocuparem o lugar. “Temos que tomar posse dos nossos lugares, temos que ter atitude”, afirmou.

“Mulheres laranjas desonram a nós mulheres que fazemos a boa política e a política honrada. Ninguém precisa ser laranja, toda mulher tem competência”, ressaltou Beth Colombo, que completou: “Se te convidarem pra ser laranja, diga que laranja dá em laranjeira e nós mulheres estamos com os pés no chão, os olhos pra frente e a força total”.

Texto e fotos: Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro