PRB Mulher promove ações de combate ao suicídio no ‘Setembro Amarelo’

PRB Mulher promove ações de combate ao suicídio no ‘Setembro Amarelo’

A mobilização do tema se faz necessária devido ao aumento destes casos em todo o país

Publicado em 03/09/2018 - 00:00

Brasília (DF) – Em apoio ao ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado à campanhas de prevenção ao suicídio, o Portal PRB Mulher se dedicará a discutir o tema e a divulgar conteúdos que colaborem com o combate a esta causa de morte no país.

O ‘Setembro Amarelo’ é uma iniciativa criada pelo Centro de Valorização à Vida (CVV) e tem como objetivo alertar sobre a prevenção ao suicídio, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já é a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos.

No Brasil, o número de casos aumentou 65% entre pessoas de 10 a 14 anos e 45% no grupo que vai dos 15 aos 19 anos (entre 2000 e 2015), enquanto, na média geral da população, o aumento neste período foi de 40%.

O PRB Mulher Nacional se preocupa com esta grave realidade, motivo pelo qual está mobilizado pela diminuição destes casos ocorridos no país. Dentre alguns casos de suicídio, estão meninas e mulheres que tiraram a vida por não aceitarem o seu corpo ou por sofrerem bullying por não atenderem o padrão de beleza exigido pela sociedade.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30 pessoas no Brasil tiram, por dia, a própria vida por não saberem o que fazer e ou a quem recorrer. O país registrou 10.575 casos em 2016. A pasta pretende diminuir as taxas de suicídios no país em 10% até 2020 e o PRB Mulher abraça esta causa.

Texto e foto: Priscila Praxedes / Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro