PRB Mulher participa de ato cívico do 2 de Julho na Bahia

Levando a bandeira de mais mulheres no poder, as republicanas relembraram as heroínas baianas que contribuíram para a independência do estado

Publicado em 3/7/2019 - 00:00 Atualizado em 10/6/2020 - 00:38

Salvador (BA) – O protagonismo feminino marcou a luta da Bahia pela independência. No dia 2 de julho de 1893, mulheres como Maria Felipa, Joana Angélica e Maria Quitéria não se intimidaram e se juntaram aos homens na batalha. Elas tiveram um papel de extrema importância no processo e até hoje inspiram outras mulheres para continuarem lutando. Diante deste cenário, o PRB Mulher Bahia participou do ato cívico, que acontece para relembrar a trajetória.

Levando multidões, o ato celebra a data em que a Bahia conquistou a liberdade e as republicanas participaram pela primeira vez levando a bandeira de mais mulheres nos espaços de poder.

A coordenadora estadual do movimento, vereadora Rogéria Santos, destaca a força das mulheres. “Estamos lembrando aqui a força de grandes mulheres que fizeram parte da história da Bahia, e assim encorajando muitas outras a serem, como elas, heroínas da sua própria história”, reforça.

Incentivando a participação de mulheres na política, o ato contou com a presença de diversas militantes, como a jovem Taiane Teles. “Momentos assim revigoram a nossa energia para continuarmos lutando por um futuro melhor para todas nós”, afirma.

2 de Julho

Data cívica máxima da Bahia, o 2 de julho celebra a expulsão das tropas portuguesas de Salvador, depois de muitas lutas, em 1823. Ícones da independência, as mulheres desempenharam um papel importantíssimo no processo, destacando-se nas batalhas e na ajuda aos soldados. Maria Quitéria, uma corajosa mulher que se passou por homem para participar da luta pela independência; a freira Joana Angélica, com sua valentia enfrentou os portugueses e se sacrificou ao tentar evitar a entrada deles no Convento da Lapa, e Maria Felipa, uma forte negra que liderou uma série de mulheres que queimaram embarcações dos portugueses. Consagrando a manhã do dia 2 de julho de 1823, onde o exército brasileiro entra vitorioso na cidade de Salvador, marcando a independência da Bahia.

Texto e foto: Ascom – vereadora Rogéria Santos

Reportar Erro
Send this to a friend