PRB Mulher DF lança com sucesso Tenda da Mulher 10

Primeira edição do projeto reúne milhares de militantes e tem adesão em massa do público

Publicado em 25/08/2012 - 16:44

PRB Mulher DF lança com sucesso Tenda da Mulher 10
Primeira edição do projeto reúne milhares de militantes e tem adesão em massa do público

Brasília (DF) – No último dia 25 de agosto, data em que o Partido Republicano Brasileiro comemorou sete anos de fundação, o PRB Mulher do DF inaugurou o projeto Tenda da Mulher 10. O evento aconteceu na rodoviária do Plano Piloto e no Conic, no centro da capital federal. Participaram do evento as coordenadoras do PRB Mulher DF e convidadas com o objetivo de apresentar a militância feminina do PRB a todas as mulheres.

Uma das principais bandeiras defendidas pelas militantes foi o combate à violência contra a mulher, destaque nesta primeira edição, em referência ao mês de agosto, quando se comemoram os seis anos de vigência da Lei Maria da Penha.

O projeto Tenda da Mulher 10, criado pelo PRB Mulher DF, chamou a atenção de todos que passavam pelo local. As militantes montaram um varal expositor com várias fotos que retratavam histórias reais de mulheres que foram vítimas da violência doméstica, em sua maioria agredidas pelos próprios companheiros. As imagens emocionaram o público visitante e causaram indignação pela gravidade do estado em que as vítimas ficaram. “Isso é uma covardia!”, bradou Jesualdo Lopes diante das imagens que viu. “Essa situação não pode ficar impune. As mulheres precisam denunciar para esses monstros serem presos o mais rápido possível, antes que elas sejam mortas”, acrescentou, revoltado, o administrador de empresas, casado e pai de duas filhas.

As mulheres que compareceram ao evento tiveram atendimento psicológico, recebendo orientações sobre como lidar em situações como essas, sobre a importância de denunciar o agressor, mesmo não sendo vítima, mas fazendo a denúncia caso conheçam alguma mulher em situação de violência. As participantes também receberam gratuitamente cartilhas informativas sobre a Lei Maria da Penha e da rede de atendimento exclusivo à mulher vítima da violência.

A presidente do PRB Mulher do Distrito Federal, Telma Franco, destacou a importância da Lei Maria da Penha, como sendo a melhor já vista no País. “Essa é a melhor lei do País porque ampara a mulher, dá todo o respaldo de que ela precisa para fazer a denúncia das agressões”, disse.

Sobre a Tenda da Mulher 10, Telma explica que ela nasceu para que as mulheres possam ser alcançadas e tenham conhecimento de seus direitos. “Aqui, elas têm a oportunidade de conhecer melhor os seus direitos e ainda recebem atendimento psicológico gratuito e orientações sobre a Lei Maria da Penha”, ressaltou.

A recepcionista Mirian Barbosa foi vítima de violência doméstica por muitos anos, mas não se intimidou com as ameaças do ex-companheiro e fez a denúncia. “Eu já passei por isso e tive muito medo de denunciar, medo de ser morta por ele. Mas fiz a denúncia. Depois me separei dele, porém as marcas emocionais ficarão para sempre”, afirmou Miriam, que comentou ainda que a Tenda da Mulher 10 vai motivar muitas mulheres a fazerem o mesmo.

A psicóloga Jaqueline dos Santos enfatizou a importância de iniciativas como essa. “Um evento desse calibre é fundamental porque hoje vemos as mulheres sofrendo toda sorte de violência. E não é só a violência física, mas a violência verbal também, que gera um comprometimento emocional gravíssimo, tão grave e prejudicial quanto a agressão física. E um evento como esse, conscientizando as mulheres de não trazer velada uma agressão, mas sim denunciar, independente das consequências, é fundamental”, avalia a psicóloga.

A vice-presidente do PRB Mulher DF, Helen Assumpção, comenta que a Tenda da Mulher 10 estará em todas as regiões administrativas e vai abordar outros temas, além da violência contra a mulher tratada nesta primeira edição. “Como o projeto da Tenda da Mulher 10 é itinerante, vamos tratar de temas diversificados e de interesse do público feminino, como equiparação salarial, mercado de trabalho, saúde da mulher, inserção na política, aposentadoria, qualidade de vida, qualificação profissional. A nossa proposta é a de sermos uma fonte de informação para as mulheres. O que elas procuram, vão achar nesse espaço”, anunciou Helen ao informar ainda que a Tenda da Mulher 10 também vai promover, em todas as edições, o trabalho do PRB Mulher DF, com o objetivo de reunir novas militantes.

Para conhecer melhor o trabalho ou fazer parte da militância feminina da capital federal, você pode visitar o blog http://prbmulherdf.blogspot.com.br/ ou acompanhar pela fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/PRBMulherDistritoFederal

Por Eulla Carvalho 
Edição: PRB Mulher DF
Fotos: Douglas Gomes

 

Reportar Erro