Posse das republicanas marca o início de 2021

Janeiro trouxe a posse das eleitas e a nomeação de republicanas às pastas municipais e estaduais pelo Brasil

Publicado em 03/01/2022 - 08:50

Brasília (DF) – O mês de janeiro deu início a um ano de muito trabalho, articulação, debates e total protagonismo feminino do Republicanos. Já no primeiro dia do ano, 396 vereadoras, 30 prefeitas e 42 vice-prefeitas tomaram posse em sessões solenes realizadas nas câmaras municipais de todo o Brasil. Durante todo o mês de janeiro de 2021, cargos em mesas diretoras, secretarias municipais e estaduais, passaram a ter uma participação efetiva das mulheres do Republicanos.

Dentre as vereadoras empossadas, cinco foram em capitais, sendo, para o primeiro mandato ou à reeleição, como Tânia Bastos, no Rio de Janeiro (RJ) com 19.027 votos, Sonaira Fernandes, em São Paulo (SP) com 17.881 votos, Rosana da Saúde, em São Luís (MA) com 6.984 votos, Ireuda Silva, em Salvador (BA) com 12.098 votos, e na capital Recife (PE), a Professora Ana Lúcia, com 7.901 votos válidos.

As republicanas ainda conquistaram os cargos de presidentes, vice-presidentes e secretárias das mesas diretoras, nas câmaras municipais de Recife (PE), São José do Rio Preto (SP), Oiapoque (AP) e em São Luís do Maranhão. A lista completa das prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras eleitas, e o ranking geral por região podem ser consultados no portal do Republicanos.

O expressivo resultado nas eleições de 2020 trouxe ainda mais espaço para as republicanas nas pastas municipais e estaduais, e ainda no mês de janeiro de 2021, as republicanas assumiram mais um desafio, onde foram nomeadas: Francinete Maia para a Secretaria de Assistência Social de Luís Correia (PI), Érica Rodrigues para o Núcleo de Proteção a Crianças e Adolescentes em Búzios (RJ), Vandecleya Moro para a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas (SP), Cláudia Schneider, para a Secretaria de Saúde e secretária interina da Assistência Social e Habitação de Maratá (RS), além da ex-vereadora de Manaus (AM), Mirtes Salles, que assumiu o desafio de comandar a Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas.

Pudemos ainda comemorar o retorno da delegada Ione Barbosa (Republicanos), que reassumiu no dia 16 de janeiro, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). A delegada resolveu entrar para a política com o propósito de ajudar mais mulheres e mais pessoas, assim, disputou o cargo de chefe do executivo municipal nas últimas eleições, realizada em novembro de 2020, onde recebeu 56.699 votos, ou seja, 21,83% dos votos válidos, ficando com o 3º lugar da corrida.

E esse foi apenas o primeiro mês, de um ano que traria ainda grandes desafios e conquistas às nossas republicanas.

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend