Patricia Mendes assume Prefeitura de Marituba (PA)

Estado elegeu 10 republicanas no pleito eleitoral de 2020

Publicado em 09/01/2021 - 08:22

Marituba (PA) – A cidade de Marituba, no Pará, deu posse à primeira mulher prefeita da história do município, a republicana Patrícia Mendes, eleita com 21.950 votos, tendo como vice-prefeita, também uma mulher, Rafaela (Podemos). A cerimônia ocorreu no plenário da Câmara Municipal, e também marcou a posse dos 15 vereadores do município. Por se tratar de um evento restrito em função da precaução com a Covid-19, o evento foi transmitido pelas redes sociais.

Depois da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, a nova gestora de Marituba recebeu a faixa das mãos do esposo, Moyses Mendes, e fez um discurso no qual agradeceu o apoio da família e prometeu dar atenção especial às mulheres na sua gestão, que ela resumiu como “um sonho concretizado”. Ela também se comprometeu a atuar de maneira firme contra a pandemia do novo coronavírus e, ao mesmo tempo, priorizar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda do município.

“Agradeço a Deus por ter me escolhido para representar o povo de Marituba. É com sentimento de alegria e responsabilidade que chego para governar a nossa cidade. Nunca tive cargo político, mas sou uma mulher sonhadora, batalhadora e mesmo não sendo nascida aqui, foi em Marituba que escolhi para construir minha vida e edificar a minha família. Vou dar uma atenção especial às mulheres, que muitas são chefes de família e precisam de uma mão amiga. Vamos criar a Secretaria da Mulher, um equipamento que vai beneficiar diretamente as mulheres, com políticas públicas. Por elas e para elas, vamos fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Vou registrar meu discurso para quem quiser, me cobrar cada compromisso aqui firmado com a população”, ressaltou.

Pará elegeu 10 republicanas

No Pará, o Republicanos elegeu 10 mulheres para esta legislatura que será de 2021 a 2024. Ao todo, são uma prefeita; duas vice-prefeitas e sete vereadoras. A secretária estadual do Mulheres Republicanas e deputada estadual, Nilse Pinheiro, ressalta que houve um importante trabalho de base. A atuação, feita com as mulheres da agremiação partidária, contou com a administração de palestras, cursos de capacitação, seminários e orientações, reforçando a fala de mais mulheres na política. Nilse destacou que as mulheres têm tendência a olhar para indicadores sociais, como: saúde e educação, que compõem a qualidade de vida do cidadão. “Estamos falando de espaços políticos e institucionais historicamente ocupados majoritariamente por homens, o trabalho sério do nosso partido e as ações da nossa executiva refletem diretamente neste número. Com certeza fizemos história ao aumentar o número de mulheres republicanas nas prefeituras e câmaras municipais. Isso só demonstra que, definitivamente, nada resiste à força do trabalho”, disse.

Conheça as eleitas pelo Republicanos Para:

– Patrícia Mendes: Prefeita – Marituba
– Antônia Suely da Silva Araujo: Vice-prefeita – Mojuí dos Campos
– Catarina da Luz Caverly: Vice-prefeita – Santana do Araguaia
– Geisiane Chagas Ataíde: Vereadora- Ananindeua
– Kelly Barbosa Costa: Vereadora- Baião
– Maria Nilza Bitencourt da Silva: Vereadora – Bujaru
– Mariza Ferreira da Silva: Vereadora – Goianésia do Pará
– Ana Maria de Jesus Lima da Costa: Vereadora – Igarapé-Miri
– Sonia Maria Gomes Pereira: Vereadora- Muaná
– 9Oderléia Rodrigues dos Santos: Vereadora – São Félix do Xingu

Texto: Gisele Rocha / Ascom – Mulheres Republicanas, com colaboração da Alepa
Fonte: Jornal Bacana News
Foto: cedida

Reportar Erro