Parnaíba recebe 3º Encontro Estadual do PRB Mulher do Piauí e campanha “Filia 10”

Evento aconteceu no sábado (9), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Publicado em 11/03/2019 - 00:00

Paranaíba (PI) – As mulheres têm ganhado espaço em todos os setores da sociedade, diante disso o debate sobre a participação feminina na política, tem tomado de conta do atual cenário. Nesse intuito e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o PRB Mulher do Piauí realizou no sábado (9) seu 3º Encontro Estadual com a temática “Mais Mulheres na Política”. O evento, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Parnaíba debateu a necessidade de empoderar politicamente as mulheres e foi mais uma ação da campanha “Filia 10”, lançada no início do mês pelo PRB Mulher nacional.

O encontro abordou os desafios que a mulher enfrenta ao mostrar interesse de estar inserida no cenário político. Salete Aragão, advogada e palestrante master do evento, veio ao Piauí representando a coordenadora nacional do movimento, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ). Na oportunidade, Salete falou da necessidade das mulheres de participar das discussões políticas do seu município para conquistarem seus espaços. “Precisamos pleitear os nossos espaços, lutar, e nos unir para buscar nossa inserção nas discussões do nosso bairro, da nossa cidade e do nosso estado. Precisamos continuar lutando e todos os dias conquistar o que queremos”, disse.

Presente ao evento, o presidente do PRB Piauí, deputado estadual Gessivaldo Isaías, deu posse à nova coordenação municipal do PRB Mulher e destacou a importância das mulheres ocuparem os espaços públicos. “Fico feliz quando vejo as mulheres ocupando os espaços públicos, em todos os setores da sociedade. Hoje emposso a coordenação com a certeza de que o PRB Mulher segue bem representado no Piauí, estimulando a participação feminina”, ressaltou.

Já a coordenadora estadual do PRB Mulher no Piauí, Francinete Maia, enalteceu a importância de eventos que incentivam o empoderamento, a participação e o interesse feminino na política. “Acredito que o principal papel de eventos como esses é de estimular não só a o empoderamento e a participação das mulheres, como também o interesse delas se engajarem na política, não só na partidária, mas também na busca por seus direitos e em políticas públicas voltadas para as mulheres”, destacou.

Durante o encontro um grupo de 50 mulheres se filiaram ao PRB.

Participaram do evento diversas autoridades municipais, entre elas a advogada Rayna Sampaio; a presidente da associação das marisqueiras de Parnaíba, Fátima Paiva; a presidente da Associação de Pescadores de Parnaíba, Graça Aquino; a coordenadora do Grupo Raabe, Iraildes Holanda; o vereador de Parnaíba, Francisco da Paz (PRB); o vereador de Teresina, Levino Filho (PRB); e o secretário municipal de Esportes, Maxuel Brandão (PRB).

Texto e fotos: Ascom – PRB Piauí
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro