ONU lança campanha pelo fim da violência contra  a mulher

Iniciativa comemora os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece até o dia 10 de dezembro

Publicado em 7/12/2020 - 07:30

Brasília (DF) – No último dia 25 de novembro, foi comemorado o Dia de Conscientização à Não Violência Contra a Mulher, que também marca os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece até o dia 10 de dezembro. Como forma de apoio à ação, a Organização das Nações Unidas no Brasil lançou a campanha nacional “Onde Você Está que Não me Vê?” com o conceito: Somos Nossa Existência. De acordo com a ONU Brasil, a campanha visa destacar o processo de invisibilização e violência que as mulheres e meninas têm enfrentado antes e durante a pandemia da Covid-19.

Neste ano de 2020, muitos alertas sinalizaram que, por trás da emergência sanitária trazida pela Covid-19, estava se agravando uma antiga e silenciosa pandemia: a violência contra mulheres e meninas. Foi neste contexto que o secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou a Estratégia de Engajamento Político sobre Violência Baseada em Gênero e Covid.

A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto (Republicanos) falou sobre o aumento da violência contra a mulher diante desse cenário. “Infelizmente, todos sabemos que a violência contra a mulher é uma realidade e, neste ano, o cenário se agravou em razão da pandemia do novo coronavírus. O convívio mais intenso com o agressor dentro de casa acabou deixando a mulher mais vulnerável e com mais dificuldades em procurar ajuda”, acrescentou.

A secretária também relatou que a mobilização realizada em meio à crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus mostra a força e a capacidade do Estado para combater o problema. “Conseguimos implementar novos canais de denúncias, como o aplicativo Direitos Humanos Brasil, um portal e até a possibilidade de registro por meio de aplicativos como Telegram e, mais recentemente, pelo WhatsApp do Ligue 180, com o número (61) 99656-5008”, contou.

Para participar da campanha, é só postar fotos, mensagens e vídeos mostrando como você está participando da inicitaiva nas plataformas digitais, redes sociais e internet usando as hashtags #16dias #OndeVocêEstáQueNãoMeVê? #SomosNossaExistência #UNASE #PinteOMundoDeLaranja. Além disso, é importante marcar as mídias sociais da ONU Mulheres BR , Say No – Unite e UN Women.

Dia Internacional das Defensoras de Direitos Humanos

No Dia Internacional das Defensoras de Direitos Humanos, comemorado no dia 29 de novembro, o projeto “Conectando Mulheres, Defendendo Direitos”, lançado em fevereiro, reconhece a importância das ativistas que não só ajudam outras mulheres a sair de situações de violência, como também lutam por leis e políticas públicas comprometidas com o fim da violência contra mulheres e de meninas, além de contribuir com a a igualdade.

O projeto é implementado pela ONU Mulheres com o apoio da União Europeia, e busca promover o reconhecimento do legado e contribuição das mulheres defensoras para a construção da cidadania. Espera-se que a ação também possa agregar para que as mulheres, em toda a sua diversidade, exerçam seu direito a defender direitos livres de violências e ameaças.

Fonte: ONU Mulheres/MMFDH, com edição: Gisele Rocha / Ascom – Mulheres Republicanas

Reportar Erro
Send this to a friend