Artigo escrito pela prefeita de Maratá (RS), Gisele Schneider
Publicado em 29/3/2023 - 17:47
O grande desafio da mulher que entra na política é provar para a sociedade que ela é capaz de liderar e fazer a diferença em um ambiente majoritariamente masculino. O meio político mundial é até hoje dominado pelos homens, isso é inegável. No entanto, vemos uma crescente participação feminina, inclusive mulheres que ocupam postos de liderança, conferindo bons resultados nas esferas executivas e legislativas.
Angela Merkel, Margaret Thatcher, Jacinda Ardern e a brasileira Carlota Pereira de Queirós, primeira deputada federal da história do Brasil, são alguns exemplos de mulheres que se destacaram na política por seus grandes trabalhos a favor da sociedade.
Como a primeira prefeita da pequena cidade de Maratá, no Rio Grande do Sul, me sinto como a servidora pública número um do município, que deve garantir a entrega dos serviços e dos resultados esperados pela população. Este trabalho diário como líder da administração pública municipal serve como incentivo às demais mulheres que elas entendam que são capazes de administrar um município, de administrar uma empresa, de estar na política desenvolvendo o trabalho de liderança e zelando pelo bom funcionamento do serviço público.
Representamos a força e a capacidade da mulher em encarar e superar seus desafios. Mais do que isso, vivemos em um tempo em que mulheres e homens podem ocupar os mesmos espaços e cargos, nas mais diversas áreas em que se sintam preparados para realizar a sua missão. Nossa passagem nesta vida só tem sentido se realmente fizermos a diferença onde vivemos, na vida das pessoas com quem convivemos. Se pudermos melhorar a vida das pessoas, já valeu a pena.
A mulher tem uma visão mais humanizada da política, com foco na educação, saúde, gestão, obras, serviços e ações que efetivamente melhoram a vida das pessoas. Somos mais exigentes, criteriosas e detalhistas. Temos como prioridade o ser humano e é isso que um gestor público, um legislador e outros cargos políticos precisam ter como visão e pauta de trabalho.
*Os artigos publicados no Portal Republicanos são de responsabilidade de seus autores
Foto: cedida