No Rio, Tia Ju é eleita 2ª secretária da Mesa Diretora da Alerj

Somente duas mulheres compuseram a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio

Publicado em 11/2/2021 - 14:20

Rio de Janeiro (RJ) – A deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ) foi eleita, no último dia 2, como 2ª Secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Exercendo seu segundo mandato na Casa, Tia Ju tinha sido eleita 3ª vice-presidente para o biênio 2019-2020 e se licenciou para ser secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Rio. No seu retorno à Alerj, ela passa a compor a Mesa a para o biênio 2021-2022.

Com 64 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções, dos 69 votos, a chapa única “União Pelo Rio”, liderada pelo deputado André Ceciliano, foi escolhida para continuar conduzindo os trabalhos da Casa. “Minha eleição para a Mesa Diretora como segunda secretária da Mesa, cumprindo, reforça o cumprimento necessário da cota de 30% de mulheres, prevista na Lei do Estatuto da Mulher Parlamentar, do qual fui autora. Isso é uma importante vitória rumo à igualdade entre homens e mulheres do legislativo”, disse a deputada.

A votação, que foi semipresencial devido à pandemia de coronavírus, iniciou a 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. Na ocasião, também foram eleitos os outros onze integrantes da Mesa Diretora da Alerj – quatro vice-presidentes, quatro secretários e quatro vogais. A Constituição Estadual prevê a reeleição da Mesa Diretora da Alerj – Artigo 99, II -, bem como o Regimento Interno da Casa, em seu artigo 5°.

Texto: Ascom – deputada estadual Tia Ju
Edição: Gisele Rocha/ Ascom – Mulheres Republicanas
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend