Nilse Pinheiro apresenta relatório de atividades da Procuradoria da Mulher

Republicana participou do lançamento do Observatório da Mulher na Política da Câmara dos Deputados

Publicado em 6/7/2021 - 16:18

Belém (PA) – No último dia 29, a deputada estadual, professora Nilse Pinheiro (Republicanos-PA), apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), o relatório de atividades da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo, referente aos serviços do primeiro semestre de 2021.

O documento é uma prestação de contas das ações do órgão, em defesa da garantia dos direitos das mulheres paraenses, junto à bancada feminina.

Atualmente, a Procuradoria da Mulher da ALEPA conta com a maior bancada feminina da história do Brasil. “Temos uma representatividade considerável e efetiva no plenário paraense e nas políticas públicas para as mulheres. Contamos com uma equipe de trabalho que recebe as denúncias e orienta as vítimas quanto aos procedimentos que devem ser adotados em cada caso, encaminhando aos equipamentos da rede”, disse a republicana.

O órgão, que é reconhecido no cenário nacional, integrará a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, junto à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em Brasília. O objetivo é atuar na estruturação do maior mecanismo de acompanhamento da atuação política feminina no Brasil, por meio do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP).

Observatório Nacional da Mulher na Política

Na noite do último dia 30, a Nilse Pinheiro participou do lançamento do Observatório Nacional da Mulher (ONMP) da Câmara dos Deputados, que aconteceu remotamente, em Brasília (DF). A solenidade contou com a participação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e procuradoras estaduais da mulher das assembleias legislativas do Brasil.

A republicana foi convidada pela Procuradora da Mulher na Câmara, deputada federal Tereza Nelma (AL), para compor o grupo de estudo do observatório (ONMP). “Tenho certeza de que o Observatório será um instrumento muito importante para conseguirmos avançar na questão do enfrentamento à violência política, invisibilizada por muitos anos, a despeito de ser essa uma das principais causas da sub-representação das mulheres na política em nosso país, principalmente no nosso Estado, o Pará. Como Procuradora Especial da Mulher da Alepa, Nilse acredita que essa ferramenta possibilitará um estudo aprofundado da realidade das mulheres eleitas em todas as esferas e Estados.

O Observatório tem por objetivo investigar, monitorar e centralizar estudos, pesquisas e indicadores sobre a atuação política de mulheres no âmbito federal, estadual e municipal. A iniciativa consolidará pesquisas acerca da participação da mulher na política com a presença de mais de 40 participantes, entre deputadas, pesquisadores e representantes de organismos governamentais e não-governamentais.

Fonte: Ascom Alepa
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Yeda Loiola (AID/Alepa)

Reportar Erro
Send this to a friend