Na região sul, mulheres elevam o número de candidaturas pelo Republicanos

Apenas no Rio Grande do Sul, o crescimento foi de 500 candidatas com relação à eleição anterior

Publicado em 28/10/2020 - 18:22

Porto Alegre (RS) – Fruto de muito trabalho, viagens pelo estado e capacitação. Assim, a secretária do Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul, Beth Colombo, enxerga o crescimento de candidatas republicanas no estado. As gaúchas carregam o título do maior número de interessadas na disputa eleitoral da região Sul: são 554 candidatas que se apresentaram para a majoritária. O aumento é enorme, visto que nas últimas eleições municipais, em 2016, o número de mulheres que concorreram a um cargo político foi de 54.

Beth Colombo relembra, com emoção, os caminhos que percorreu para levar o Republicanos aos mais longínquos municípios gaúchos. “Nos honra muito saber que dentro da região sul somos o estado que mais tem candidatas a prefeitas, vices e vereadoras. Percorremos de fato todo o estado do Rio Grande do Sul, ou em equipe ou em dupla com o presidente estadual, deputado Carlos Gomes. Eu até estou um pouco emocionada porque isso é resultado de trabalho. Foram muitas horas de viagem, muitos dias que pegamos a estrada, que saímos e voltamos na madrugada seguinte, mas sempre levando a mensagem de que a mulher pode e deve ser protagonista no processo político da sua cidade e comunidade”, contou.

Com os dados, ela acredita que uma meta estabelecida ainda em 2017 será realizada, que é aumentar o número de mulheres que representam o povo. “Desde 2017 que nós estamos trabalhando e conversando com as mulheres e as convencendo a fazer parte da política. Em 2017 tínhamos o foco, que eram as eleições de 2018, onde elegemos a nossa deputada estadual Fran Somensi. Não nos damos por satisfeitas e nem nos acomodamos. Em 2019 pegamos a estrada de novo e a nossa meta é, no mínimo, triplicar o número de eleitas. E eu acredito que desta vez nós vamos surpreender com os nossos resultados”, celebra.

Em segundo lugar na região Sul, está o Paraná, com 471 candidatas. No estado, a secretária do movimento, Dra. Marcilene Soares, conta como é participar das eleições ao lado de tantas mulheres paranaenses que estão em busca de um só objetivo: abrir as portas para as futuras prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras. Ela, que também está na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba, acredita que essas eleições serão as disputas que vão gerar mudanças no atual cenário político.

“Eu estou há mais de 5 anos no Republicanos e desde então a gente vem implantando essa cultura de que as mulheres são bem quistas na sociedade e na política. A gente despertou durante esses anos esse interesse nelas. Eu vejo uma grande diferença no posicionamento, elas querem conquistar votos, querem estar à frente da sociedade. Isso é também o resultado de um trabalho árduo do partido, que capacita a acredita na força das mulheres. Lá atrás plantamos a semente e esperamos que esses números sejam efetivos nessas eleições. Acreditamos que esse pleito será o pleito da diferença, não somente com o maior número de candidatas, mas com o maior número de eleitas”, estima.

Santa Catarina vem logo em seguida com 246 candidatas. A secretária estadual do movimento, Vera Pinheiro, explica o crescimento no estado, comparado ao número de candidatas das eleições anteriores. “Nas eleições deste ano o número de candidatas no nosso estado quase que triplicou com relação ao mesmo período das eleições 2016. No pleito passado eram aproximadamente 80 mulheres concorrendo à um cargo político e neste ano chegamos com muita alegria a este número”, comemora.

Vale ressaltar, ainda, que os números são prévios, visto que a Justiça Eleitoral ainda avalia uma série de candidaturas. A maioria delas aguarda julgamento.

Texto e fotos: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

 

Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

Reportar Erro