Município pernambucano terá primeira prefeita da história

Ibirajuba contará com a gestão da republicana Izalta Lopes a partir do dia 1º de janeiro

Publicado em 18/11/2020 - 14:20

Ibirajuba (PE) – A galeria dos prefeitos de Ibirajuba demonstrava uma realidade que logo mais será mudada: a falta de representatividade feminina na política do município. Foram oito prefeitos eleitos ao longo da história da região, a nona, graças aos 3.396 votos, será uma mulher. Izalta Lopes se candidatou, venceu com muito esforço e adversidades as condições da disputa eleitoral e conta um pouco como foi o caminho que o levou à vitória.

“Ganhamos em todas as urnas e com a maioria de votos. Não vou dizer a você que a campanha foi fácil, porque sofri muita violência política por ser mulher, sofri xingamentos e opiniões preconceituosas sobre o meu corpo. Foi muito difícil na campanha ser mulher e estar na política. Acionamos diversas vezes a Justiça por calúnia e difamação que sofri nesse período. Mas a nossa fala com as pessoas e as lives foram todas com muito respeito a todos. O nosso diálogo com a população foi muito verdadeiro, pela primeira vez eles elegeram uma mulher no município e estamos muito felizes com essa conquista”, conta.

Formada em Ciências Biológicas, pós-graduada em Gestão de Saúde com ênfase em Saúde da Família, ela vai contar com a experiência de 33 anos na área para gerir a cidade que tem mais de 7.500 habitantes e diversas demandas. Ela explica que um dos projetos que pretende colocar em prática é a valorização ao empreendedor. “É muito importante para a nossa gestão apoiar os empreendedores e microempreendedores individuais. Nós vamos promover isso por meio de atividades educacionais, palestras e capacitações oferecidas por meio de convênios com universidades públicas e privadas e com o Sebrae”, conclui.

Izalta se une a outras três prefeitas que foram eleitas no último dia 15 em Pernambuco. São elas: Dra. Nadegi (Camaragibe/PE) com quase 46 mil votos, Dra. Cátia (Cortês/PE) com mais de 6.600 votos e Fátima Borba (Carnaúba/PE), com mais de 3.500 votos. Além dessas, outras nove candidatas republicanas foram eleitas, dessa vez para as Câmaras Federais. Socorro da Saúde (Belém de Maria/PE), Núbia Aguiar (Betânia/PE), Kátia da Rendeiras (Caruaru/PE), Letícia Borba (Cortês/PE), Denise Almeira (Olinda/PE), Ruth Enfermeira (Poção/PE), Professora Ana Lúcia (Recife/PE), Anabel Negromonte (Surubim/PE), Professora Iana Quirino (Venturosa/PE).

Texto: Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: divulgação

Reportar Erro