Em 2024, 34% do total de candidaturas são femininas
Publicado em 6/9/2024 - 10:00
São Paulo (SP) – Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram um aumento significativo da presença feminina nas candidaturas de 2024 no estado de São Paulo, com a maior proporção dos últimos 24 anos. Atualmente as mulheres representam 34% de candidaturas femininas no estado registradas, o que reflete um crescente interesse e engajamento das mulheres em busca de representatividade na política.
À medida que o calendário eleitoral deste ano se aproxima, a crescente presença feminina, tanto nas candidaturas às prefeituras quanto nas disputas por vagas nas câmaras municipais, é um reflexo do esforço contínuo para garantir a representatividade feminina.
Esse aumento também tem sido impulsionado por ações do Mulheres Republicanas SP, coordenado pela secretaria estadual e deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), por meio de cursos de capacitação, palestras e sempre conscientizando sobre a importância da participação d a mulher na política.
Somente nas eleições deste ano, 2.194 mulheres que fazem parte do movimento Mulheres Republicanas se candidataram e estão concorrendo aos cargos em todo estado.
A parlamentar, que também é Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados e integra a Comissão dos Direitos da Mulher, lembrou da luta constante para que a participação feminina aumente cada vez mais na política, com uma apoiando a outra pela causa. “A inclusão das mulheres no cenário político não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma necessidade, para garantir que todas as vozes sejam ouvidas na construção do futuro do nosso país”, destacou.
Assim, as ações executadas no Mulheres Republicanas têm sido fundamentais para esse avanço, visto o crescente número de candidaturas femininas para as câmaras municipais, assembleias legislativas e cargos executivos, proporcionando um ambiente de apoio e encorajamento às mulheres que desejam participar ativamente da vida pública.
A construção de um futuro mais inclusivo exige um compromisso contínuo com a igualdade de oportunidades e o apoio às candidaturas femininas.
Que venham as eleições 2024 e que sejam justas para as mulheres que querem fazer a diferença na política do nosso país.
Texto e fotos: Ascom deputada federal Maria Rosas