O Litoral Norte gaúcho foi a primeira região a receber a capacitação
Publicado em 30/3/2023 - 10:00
Capão da Canoa (RS) – O Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul realizou no último sábado (25), na Câmara Municipal de Capão da Canoa (RS), a 1ª edição do Seminário Regional “Formando Novas Líderes”. O mais novo projeto do movimento tem o objetivo de fomentar a participação da mulher na política e a igualdade entre homens e mulheres nas eleições.
O encontro promoveu debates sobre o importante papel da mulher na política, e a necessidade de ser protagonista de sua própria história e recebeu vereadores, presidentes municipais e lideranças do Republicanos vindos dos municípios das regiões de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Xangri-lá, Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Pinhal e Dom Pedro de Alcântara. Para fortalecer a representatividade da mulher republicana no Litoral Norte gaúcho, na oportunidade houve uma reestruturação das executivas já existentes, nos municípios de Santo Antônio, coordenado por Claudia Santos; de Torres, que é comandado por Silvana Justo que também é coordenadora da Região do Litoral Norte; e Capão da Canoa, que tem como secretária municipal, a republicana Claudia Moreira.
A secretária estadual do Mulheres Republicanas, Beth Colombo (RS), falou sobre o papel da mulher na política, citando características da mulher republicana e conservadora. “A cada eleição, a disputa se torna ainda mais difícil e concorrida, essa disputa é ainda maior e cheia de dificuldades para nós mulheres, por isso, precisamos ser firmes e assumir o nosso papel na política, devemos ser fortes e comprometidas em defender aquilo que acreditamos. A mulher pode estar onde quiser, e se o lugar que ela escolher for à política, melhor ainda!”, disse.
Por motivos de agenda, o presidente estadual do Republicanos, deputado federal (RS) Carlos Gomes; e a deputada estadual (RS) Eliana Bayer (Republicanos-RS) enviaram vídeos de incentivo à militância local. Para Gomes, esses encontros são essenciais e contribuem para o crescimento do partido. “Quero parabenizar as mulheres republicanas do Rio Grande do Sul, por promoverem esse seminário que formará novos líderes. É muito importante que essas novas lideranças passem por essa capacitação para nos ajudar a fazer a boa política, a política do bem, a política transformadora”, disse.
Texto e foto: Ascom Mulheres Republicanas RS