Mulheres Republicanas Minas Gerais realiza II Curso de Formação Política

Curso contou com a presença da secretária nacional do movimento, deputada estadual Tia Ju

Publicado em 02/04/2021 - 08:00

Belo Horizonte (MG) – O Mulheres Republicanas Minas Gerais se reuniu com o objetivo de promover capacitação para as republicanas do estado. A segunda edição do Curso de Formação Política para mulheres do partido foi realizada na última quarta-feira (31), por meio de plataforma de videoconferência com o tema “Planejamento: como planejar e organizar uma campanha ou um mandato para um melhor aproveitamento em 2022”.

O curso contou com a participação cientista política e palestrante, Daniela Rabello; das vereadoras Gisa Professora, da cidade de Perdões, Aurinda do Social, do município de Bandeira, e Maria Aparecida, de Alvarenga; da secretária estadual do movimento, Luciana Crepaldi, secretárias municipais, e a participação especial da secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju (RJ).

Luciana Crepaldi foi a mediadora do encontro, e aproveitou o momento para declarar que estará na disputa no próximo pleito. “Quero aproveitar o momento oportuno para declarar, que serei sim, candidata no próximo pleito, como deputada federal, e essa construção e preparação já começou”, declarou a pré-candidata.

Convidada para motivar as mineiras, a deputada estadual Tia Ju falou de suas atividades como parlamentar, e levou as republicanas à uma reflexão sobre os impactos da pandemia no público feminino. “Nós precisamos nos envolver, precisamos estar nos conselhos, não podemos deixar que pensem ou decidam por nós. As necessidades das mulheres são diferentes das necessidades dos homens. Precisamos ter mulheres negras, quilombolas, catadoras, marisqueiras, indígenas em todas as esferas da política. Temos um longo caminho a percorrer, para fazer com que as mulheres do nosso país entendam como é importante a participação delas na política”, disse.

A vereadora Gisa Professora, que está no primeiro mandato, foi a parlamentar mais votada da história de sua cidade, e parabenizou a iniciativa do partido em promover a capacitação e formação para mulheres. “A campanha foi corrida, mas eu me dividi entre o meu trabalho e a campanha, trabalho formiguinha, eu cheguei a dizer que não me subestimassem. Vamos construir pontes, e esse momento significa isso, estamos trilhando esse caminho”, disse.

Em sua palestra, a cientista política Daniela Rabello destacou as mulheres do Republicanos que fazem a diferença nos estados e municípios, para incentivar as republicanas e provar que elas também podem ser uma referência política. “O que estamos promovendo, aqui, resume-se em amor pelo o que fazemos, e porque sabemos que podemos ser a diferença onde estivermos. Precisamos de mais formação, olhar para todas as oportunidades de conhecimento e mantê-las. Essa troca é muito importante. Culturalmente, as mulheres estavam fora desse contexto político. Vamos construir, para não perder espaço, o tempo está a nosso favor, se soubermos utilizá-lo bem”, finalizou.

Texto: Rosana Gomes / Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend