Mulheres Republicanas Mato Grosso dá posse à nova executiva estadual e de municípios

Além da solenidade de posse, o movimento realizou debates sobre políticas públicas para mulheres vítimas de violência

Publicado em 11/05/2021 - 08:00

Cuiabá (MT) – Na manhã desta segunda-feira (10), o Mulheres Republicanas Mato Grosso, em solenidade híbrida, deu posse para a nova secretária estadual do movimento, Angelita Amorim, para a Drª. Patrícia Araújo, que vai liderar o movimento em Cuiabá, e Dayane Soares, em Várzea Grande.

Participaram do evento a secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju (por vídeo) e a ex-senadora Serys Slhessarenko. Após a solenidade de posse, ocorreu um debate para discutir políticas públicas para mulheres vítimas de violência em Mato Grosso.

Além das boas-vindas, a toda executiva, Tia Ju falou sobre o desafio das mulheres republicanas do estado para ajudar na luta e conscientização contra o feminicídio, e das eleições de 2022. “Essa solenidade de posse é ainda mais emblemática porque seguirá com um debate para discutir políticas públicas para mulheres vítimas de violência em Mato Grosso. O estado do Mato Grosso, infelizmente, foi o que registrou a maior taxa de feminicídio durante a pandemia, enquanto no Brasil inteiro a taxa de feminicídio por 100 mil mulheres no isolamento social foi de 0,56, em Mato Grosso chegou a 1,72. É urgente trabalhar dia e noite para evitar que essa violência continue chegando até essas mulheres, e conto com as mulheres do Republicanos MT para que juntas podemos realizar esse e outros trabalhos em prol dos direitos da mulher e por mais mulheres na apolítica”, ressaltou.

A nova secretária estadual do Mulheres Republicanas Mato Grosso, Angelita Amorim, tem 38 anos, é advogada, tem três filhos, casada e vice-prefeita da cidade de Alto Garças, pelo Republicanos. Em seu discurso, a republicana destacou a importância de ter mais representatividade na política, da sororidade e da união entre as mulheres.

“É com muita felicidade que assumo o compromisso de liderar o movimento feminino do Republicanos, aqui em MT, assumindo o lugar da nossa eterna senadora Serys, que realizou um ótimo trabalho à frente do Mulheres Republicanas Mato Grosso. Aceitei o convite com o propósito de motivar outras mulheres, pois somos resistência e temos força e coragem, além de sermos todas batalhadoras. Sei da importância que cada uma tem na sociedade. Precisamos ter representatividade e sermos unidas dentro da política, só assim vamos ser ouvidas e alcançaremos altos lugares nos espaços de decisão. Agradeço a minha executiva, a Serys e a secretária nacional, Tia Ju pelo apoio nesta solenidade”, reiterou.

Dra. Patrícia Araújo também externou sua alegria em assumir o Mulheres Republicanas de Cuiabá. “Além de agradecer a todos por essa oportunidade, de estar ao lado de mulheres maravilhosas, para juntas fazermos um trabalho de excelência em todo Mato Grosso, dedico essa posse à minha mãe, que morreu em dezembro, mais uma vítima da Covid-19”, disse.

Tia Ju finalizou, dizendo que sabe que o Republicanos de Mato Grosso, junto com o movimento Mulheres Republicanas, pode estudar alternativas para ajudar outras mulheres, que não conseguem sair de casa para prestar queixa da violência doméstica que vivem, por exemplo.

Prestigiaram o evento, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, primeira dama de Sinop, Sheila Pedroso da Silva, e presidente da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), a ex-senadora Serys Slhessarenko, a vereadora por Rondonópolis, Kalynka Meirelles (que conduziu o evento), a secretária nacional de políticas para as mulheres, Dra. Cristiane Britto e demais autoridades, primeiras-damas e secretárias de assistência social dos municípios, além de autoridades do combate à violência contra a mulher.

Texto: Gisele Rocha/ Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend