A senadora Damares Alves teve papel fundamental nesse fortalecimento do protagonismo feminino
Publicado em 5/11/2024 - 11:29
Brasília (DF) – Nesse domingo, 3 de novembro, uma reportagem do jornal O Globo repercutiu a força das mulheres conservadoras nas Eleições 2024 e o crescimento da direita na promoção de lideranças femininas para os próximos anos. A reportagem ressalta a atuação do Republicanos como um dos partidos a eleger a maior parte das mulheres que estarão à frente das prefeituras nos próximos quatro anos.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), secretária nacional do Mulheres Republicanas, teve papel fundamental nesse fortalecimento do protagonismo feminino. Percorrendo o país, ela lançou o projeto “Mulher, Tome Partido!”, uma iniciativa de formação e engajamento que mobilizou mulheres de todas as regiões do país. O trabalho envolveu capacitações presenciais, palestras sobre comunicação, imagem pública e a definição de pautas ligadas ao dia a dia da mulher conservadora. “Vimos que a mulher não queria vir muito para a política porque a pauta se resumia a aborto e igualdade de gênero. Começamos a trazer temas como mães atípicas, empreendedorismo feminino e a invisibilidade das mulheres de comunidades tradicionais”, disse Damares ao O Globo.
Eleições 2024
O empenho do Mulheres Republicanas rendeu resultados expressivos nas Eleições 2024, elegendo 51 prefeitas, 88 vice-prefeitas e 795 vereadoras. O partido registrou um aumento de 19,52% no número de candidatas em comparação com 2020, totalizando 11.529 candidatas. Para a senadora Damares, esse sucesso se deve à estratégia de formação prática, orientada para conectar as mulheres com pautas que refletem suas realidades. “Antes, se gastava o dinheiro da cota para fazer palestra motivacional. [Agora]…Qualificamos mulheres”, explicou a senadora.
Consolidação para 2026
O desempenho do Republicanos revela uma nova frente de lideranças femininas já projetadas para 2026.
O sucesso do trabalho empreendido pelo Mulheres Republicanas, em atrair e formar conservadoras para cargos eletivos, destaca o papel do partido no fortalecimento da mulher na política, cada vez mais preparada para liderar e inspirar outras mulheres em todo o país.
Por Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Divulgação