Mulheres Republicanas debate comunicação, conservadorismo e planejamento

Ideias e ações que resgatem a essência da boa política foi o principal tema do segundo dia de palestras do II Seminário de Formação Política promovido pelo Mulheres Republicanas

Publicado em 8/11/2019 - 00:00 Atualizado em 23/6/2020 - 23:14

Brasília (DF) – Lideranças femininas que acreditam que a transformação do Brasil passa pela política encontram no Republicanos espaço para expor ideias e debater ações que resgatem a essência da boa política. Este foi o principal tema do segundo dia de palestras do II Seminário de Formação Política promovido pelo Mulheres Republicanas que ocorre até amanhã (9), no Centro de Convenções Brasil 21, na capital federal. Mais de 500 republicanas de norte a sul do país estão reunidas para se capacitar para o pleito eleitoral do próximo ano.

A abertura oficial do evento ocorreu na noite desta quinta-feira (7) e contou com a participação de várias lideranças, deputados e autoridades do primeiro escalão do governo federal e estados. Na ocasião, o presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, reforçou o protagonismo das mulheres nas eleições 2020 e que na sigla a mulher não é considerada cota, e sim uma necessidade. “Muito me orgulha o trabalho que vocês têm feito e vamos trabalhar de forma consistente e dura para que vocês sejam bem-sucedidas no pleito do ano que vem”, comentou Pereira ao falar sobre as metas e estratégias do Republicanos para as eleições de 2020.

Palestras

Mulheres Republicanas debate comunicação, conservadorismo e planejamentoMulher contemporânea, variedade e convergência da papéis foram temas da primeira palestra do segundo dia do evento, conduzida por Elisa Carlos e Léo Resman, da Solomon’s Brain. Os expositores apresentaram a história de sucesso de várias mulheres que fizeram diferença na política nacional e internacional e no mercado da inovação ao longo da história. As raízes do Republicanos e o compromisso com o futuro do país também foram elencados pelos palestrantes, em especial a simbologia da nova logo que traz uma árvore frondosa cujo caule é uma criança do sexo feminino apontando para uma estrela de seis pontas, com as cores da bandeira do Brasil. “A raiz do Republicanos passa pelo conservadorismo. Muitos radicais criticam essa vertente, mas há muita liberdade no conservadorismo, mas existem valores agregados nele. A liberdade é qualificada e potencializada quando há referência de valores”, disse.

Mulheres Republicanas debate comunicação, conservadorismo e planejamentoA coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (Arco), jornalista Helen Assumpção, promoveu a palestra “Comunicação Institucional” e apresentou ações desenvolvidas pela agência e elencou diversas ferramentas que podem ser utilizadas para potencializar a comunicação do movimento e das pré-candidatas nas eleições do próximo ano. “Quem não é visto não é lembrado, ou seja, vocês precisam aparecer. É necessário apresentar conteúdo que prenda a atenção do seu público, que mostre o motivo pelo qual está engajada na política. Outro ponto fundamental é sempre divulgar o partido da qual você faz parte, ou seja, levar o nome e ideais do Republicanos por onde for”, frisou. Assumpção também elencou dicas cruciais que ajudarão no trabalho de divulgação das ações das pré-candidatas como: estrutura de texto, criação de hashtags, planejamento, fotografias, aplicação correta da logo do Republicanos e outros.

Mulher de visão: seja estrategista e conquiste todas as áreas da sua vida. Esse foi o tema da palestra de Oratória promovida pela comunicóloga e cientista política, Daniela Rabello. “As mulheres de antigamente não podiam fazer discursos de política, e aquelas que se arriscavam se vestiam de homem para isso, isso no século passado. Muitos avanços ocorreram e hoje estamos aqui debatendo política e preparando todas as pré-candidatas para as eleições do próximo ano”, comemorou. Para que o público feminino continue avançando na conquista de novos espaços, Rabello destaca que as mulheres não podem ter medo de defender seus ideais e propostas. “Precisamos sair do nosso quadrado. Cada mulher aqui tem uma história de vida linda e que pode transformar a história de tantas outras pelo Brasil”, frisou ao defender que a mulher pode chegar aonde quiser com um planejamento estratégico.

Programação

No período da tarde, a programação segue a partir das 14h30, com as palestras Marketing Político Digital, com a publicitária especializada em comunicação digital Natália Mendonça; Legislação Eleitoral, com a pós-doutora em Direito Constitucional, Vânia Aiêta. Também soma ao time de palestrantes o cientista político e diretor da Faculdade Republicana, Leonardo Barreto.

No sábado (9), haverão palestras sobre Orientações e Diretrizes do Republicanos, Atividades da FRB e Faculdade Republicana e Regras, recursos para as camanhas eleitorais e orientações com os republicanos Evandro Garla (secretário nacional), Renato Junqueira (presidente da FRB) e Joaquim Mauro (tesoureiro nacional), respectivamente.

Saiba mais sobre o evento AQUI.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO) 
Fotos: Yuri Saad e Carlos Gonzaga

Reportar Erro
Send this to a friend