Mulheres Republicanas comemora chegada da Casa da Mulher Brasileira no Piauí

Estado será contemplado com duas unidades: uma em Teresina e outra em São Raimundo Nonato 

Publicado em 27/12/2020 - 07:40

Teresina (PI) – O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, declarou, no início desta semana, o investimento de R$ 6,4 milhões para a criação de duas unidades da Casa da Mulher Brasileira no estado do Piauí. O local tem como objetivo dar seguridade às mulheres vítimas de violência doméstica.

Francinete Maia, líder do movimento feminino do Republicanos no Piauí, comemorou a iniciativa que beneficiará centenas de mulheres.  Para ela, o local certamente levará inúmeros benefícios e melhorias não só às mulheres das cidades contempladas, mas as de todo o estado. “É uma ótima notícia. Com certeza, ter a CMB aqui será de suma importância, pois possibilitará às vítimas um local preparado para acolhimento. Muitas não denunciam por sofrerem violência institucional, órgãos que ao invés de fazerem o papel de proteção, acabam violando os direitos da vítima”, disse a republicana. “Com a Casa da Mulher Brasileira, acredito que as mulheres violentadas terão mais coragem de denunciar e receber o atendimento necessário”, completou Maia.

A titular da pasta, secretária Cristiane Britto (Republicanos), ressaltou a importância da iniciativa que reúne ao mesmo espaço diferentes serviços de assistência às vítimas. “Esperamos que a instalação da Casa no Piauí ajude a combater a reincidência de violações e casos de revitimização”, afirmou. De acordo com a secretária, os atendimentos nas CMBs devem funcionar em formato de plantão. Boa parte das verbas destinadas aos projetos no estado que proporcionam o investimento foram garantidas por meio de articulação da bancada feminina e por emenda parlamentar. 

A Casa da Mulher da Brasileira é um dos projetos de sucesso do governo federal, que segue uma crescente em todo o Brasil por promover atendimento humanizado às mulheres que sofrem violência. A capital Teresina receberá o modelo tipo II da unidade para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social. Já o município de São Raimundo Nonato, que fica no interior do estado, receberá o modelo tipo IV, mais compacto. 

Segurança alimentar

Ainda sobre o projeto, cerca de R$ 210 mil foram investidos para a compra de alimentos. Os produtos doados pelo governo federal serão distribuídos e vão beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade social que são atendidas por medidas protetivas. A iniciativa faz parte do plano de contingência para o enfrentamento da Covid-19 e tem o apoio da secretaria estadual e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Texto e foto: Carolina Ribeiro / Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Reportar Erro
Send this to a friend