Mulheres Republicanas cobra do Governo da Bahia proteção à prefeita de Cachoeira

Eliana Gonzaga vem recebendo ameaças de morte desde o fim das eleições de 2020

Publicado em 24/4/2021 - 08:00

Cachoeira (BA) – Nos últimos dias, a prefeita de Cachoeira, na Bahia, Eliana Gonzaga, recebeu inúmeros ataques e ameaças de morte. Nas redes sociais, líderes do partido, como o deputado federal e presidente estadual do Republicanos Bahia, Márcio Marinho, a secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju (RJ), e a secretária estadual do Mulheres Republicanas Bahia, Rogéria Santos, se manifestaram contra os ataques recebidos pela gestora republicana.

Além das manifestações em sua rede social, Tia Ju enviou uma carta de repúdio ao Governo da Bahia e solicitou medidas cabíveis para reforçar a proteção da prefeita. “É lamentável que a nossa prefeita esteja passando por momentos de medo, em virtude das ameaças de morte que vem sofrendo desde sua eleição em novembro do ano passado. Como secretária nacional do movimento Mulheres Republicanas, envio carta ao governador da Bahia solicitando, em caráter de urgência, reforço na segurança da nossa prefeita, com o apoio das forças de segurança do estado”, salientou Tia Ju.

A secretária estadual do Mulheres Republicanas Bahia, Rogéria Santos, também respondeu pelo movimento nas redes sociais. “O Mulheres Republicanas da Bahia vem a público se solidarizar com a nossa prefeita de Cachoeira. É inaceitável ver na atualidade a barbárie que por vezes as mulheres enfrentam na política! Vá em frente, você não está sozinha, você nos representa! ”, reiterou.

O deputado Márcio Marinho também repudiou a atitude contra Eliana Gonzaga e lamentou que atitudes como esta contra as mulheres ainda existam em pleno século XXI. “Já protocolei um ofício na Secretaria Estadual de Segurança Pública da Bahia, solicitando uma investigação mais rigorosa às ameaças de morte sofridas pela nossa prefeita. Espero que todas as medidas sejam tomadas e os responsáveis identificados e punidos. Lamentável como mulheres negras no poder ainda incomodam tanta gente. Minha solidariedade à prefeita por todos os ataques sofridos. Nós do Republicanos, estamos juntos nesta luta”, disse o então vice-presidente nacional do Republicanos.

Na campanha eleitoral, ela foi alvo de ataques racistas em redes sociais. Dias após sua vitória, dois de seus principais aliados políticos foram assassinados em crimes com fortes indícios de execução. Filha de feirantes, Eliana começou a trabalhar cedo, ajudando os pais no mercado municipal de Cachoeira. Na juventude, aproximou-se da política por meio do sindicato de trabalhadores da agricultura familiar. Por fim, ela passou a receber ameaças de morte e avisos para que renuncie ao cargo.

Eliana, diz que vai continuar seu mandato até o fim. “Continuarei de pé porque sei que essa luta não é individual. Essa é uma luta coletiva que remete aos nossos ancestrais. O povo de Cachoeira não elegeu uma covarde. Vou ficar e fazer uma gestão de excelência.”

Filha de feirantes, Eliana começou a trabalhar cedo, ajudando os pais no mercado municipal de Cachoeira. Na juventude, aproximou-se da política por meio do sindicato de trabalhadores da agricultura familiar.

Eliana Gonzaga é a primeira mulher negra eleita na cidade baiana de Cachoeira, e representa a resistência por diversos motivos: por ser mulher, negra, e por ser uma republicana que se elegeu quebrando uma longa hegemonia de poder. “As ameaças sofridas por Eliana atingem todas as mulheres republicanas do Brasil”, completa Tia Ju.

Fonte: Jornal O Tempo
Texto: Gisele Rocha/Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend