Mulheres Republicanas Capital São Paulo promove palestra sobre assédio sexual

A secretária municipal, Iva Silva, vai intermediar o bate-papo com a delegada Luciane Tuma

Publicado em 22/6/2021 - 08:00

São Paulo (SP) – Para falar sobre Assédio Sexual, o Republicanos Capital São Paulo e o Mulheres Republicanas da capital paulistana vão promover, no próximo dia 24, através de transmissão na internet, a palestra “Assédio Sexual é Crime!”, com a presença da delegada da Polícia Civil de São Paulo, Luciane Tuma, da secretária municipal do movimento de mulheres na capital, Iva Silva e do Presidente Municipal do Republicanos Capital, Robson Tuma. O evento vai começar às 17h, pela plataforma do Zoom.

O objetivo principal do Mulheres Republicanas da capital de São Paulo é mobilizar, incentivar, orientar e fortalecer a maior participação da mulher nas discussões sociais e na elaboração de um plano de políticas públicas efetivamente capazes de acolher as demandas dos setores socialmente essenciais ao desenvolvimento econômico e ao aprimoramento da qualidade de vida da mulher.

“Estamos procurando tratar de temas relevantes e de proteção aos direitos da Mulher. O assédio sexual está em evidência e muitas mulheres que são vítimas desse tipo de violência não sabem identificar. Por isso, a importância de trazermos uma delegada para passar orientações sobre como se proteger de vários tipos de assédio sexual no trabalho, em casa e não deixar uma vioência sexual”, disse Iva Silva.

No Brasil, o assédio sexual é crime, definido no artigo 216-A do Código Penal como “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”, e está dentro da Lei Maria da Penha (Nº 11.340), como uma das cinco formas de violência doméstica e familiar.

Durante o evento, a delegada Luciane Tuma irá abordar questões como condutas que caracterizam o assédio sexual, situações de assédio e namoro em ambiente de trabalho, a inserção das empresas nesses casos, as consequências para quem faz uma denúncia falsa, entre outras. Dicas como reconhecer as formas de assédio, como comprovar e denunciar será repassado pela profissional durante a palestra.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend