Mulheres Republicanas busca parceria com o Ministério da Cidadania

A secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada Tia Ju, fala sobre as preocupações das prefeitas e gestoras do movimento

Publicado em 26/3/2021 - 13:00

Brasília (DF) – Na última terça-feira (23), em agenda especial como o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), a secretária nacional do Mulheres Republicanas e deputada estadual Tia Ju (RJ), ao lado da deputada federal Tia Eron (Republicanos-BA), solicitaram parceria entre o movimento feminino do Republicanos e o ministério. O objetivo é auxiliar as prefeitas e gestoras do Mulheres Republicanas em todo o país.

Com bastante experiência na área social, Tia Ju que já foi secretária municipal de Assistência Social da cidade do Rio de Janeiro, no mandato do prefeito da época, Marcelo Crivella (Republicanos/RJ), sua preocupação, é sobre como o ministério pode contribuir para que a gestão social das republicanas possa ajudar pessoas com vulnerabilidade social. “Quero muito agradecer ao Ministro João Roma que prontamente atendeu à nossa demanda. O Mulheres Republicanas tem a missão de ajudar nossas gestoras municipais a encontrar mecanismos e ferramentas para auxiliar a população mais vulnerável, falando sobre a questão social, do seu município e também fazer um bom mandato para que possa desenvolver um bom trabalho como mulher eleita. Estaremos aqui, lado-a-lado com essas mulheres para encontrar caminhos para cada desafio, e nada melhor do que contar com o Ministro da Cidadania para ajudar a cuidar das pessoas e principalmente das nossas mulheres”, disse.

Sobre a integração do movimento com a bancada feminina do Republicanos no Congresso Nacional, a secretária conta com a ajuda de todas as republicanas e para representá-las, a deputada Tia Eron, esteve junta nesse encontro, e vai poder ajudar muito neste processo no movimento. “O Brasil enfrenta um momento muito difícil e nossas prefeitas republicanas estão à frente dessa luta em diversos municípios, lidando com intensa pressão e poucos recursos para administrar a crise do coronavírus. Como mulheres, sentimos muita dor no coração ao ver essa realidade. Solicitamos ao ministro João Roma que realize uma reunião com essas gestoras, não só as do Republicanos, mas as de todo o Brasil, para entendermos o que será feito pelo governo neste momento. Tenho certeza que o ministro João Roma será um braço forte nessa luta e sairemos todas vencedoras”, ressaltou.

João Roma prontamente solicitou uma reunião remota para apresentar às republicanas todos os projetos do ministério. “Eu queria mandar um abraço especial para todas as mulheres republicanas, eu hoje estou tendo o prazer de receber aqui, minha conterrânea deputada Tia Eron, e secretária Tia Ju, que veio trazer preocupação de muitas prefeitas, gestoras do Republicanos que estão vendo a realidade nas ruas e que estão muito preocupadas com que o estado brasileiro pode fazer para chegar mais perto daquela população que mais precisa. Me prontifiquei, junto a Tia Ju, para que junto com a nossa bancada federal possamos realizar uma reunião remota para falar um pouco dos programas do Ministério da Cidadania e cada vez mais fazer desse, que é o braço social do Governo Bolsonaro, uma ferramenta para ajudar e minimizar o sofrimento de muitos brasileiros, em especial dos mais vulneráveis”, destacou.

Ministério da Cidadania

Criado por meio do Decreto nº 9.674/2019, de 2 de janeiro e Decreto nº 10.357/2020, de 20 de maio, o Ministério da Cidadania, órgão da administração federal direta, é composto pela unificação dos Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social. Fazem parte da estrutura básica do Ministério da Cidadania a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social; a Secretaria Especial do Esporte; o Conselho Nacional de Assistência Social; o Conselho Gestor Interministerial do Programa Bolsa Família; o Conselho Consultivo e de Acompanhamento do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza; o Conselho Nacional do Esporte; a Autoridade Pública de Governança do Futebol; a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem; e o Conselho Nacional de Economia Solidária.

Entre as ações do Ministério da Saúde, destaca-se o Auxílio Emergencial, o Bolsa Família, o Cadastro Único, Lei de Incentivo ao Esporte, Agricultura Urbana, Estação Cidadania, Paradesporto, Cuidados e Prevenção às Drogas, entre outros.

Texto: Gisele Rocha/Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida

 

Reportar Erro
Send this to a friend