Mulheres negras são homenageadas no Rio de Janeiro

Rosangela Gomes organizou entrega do Prêmio Rosas Negras na ALERJ

Publicado em 05/09/2012 - 16:56

Rio de Janeiro (RJ) – A presidente nacional do PRB Mulher, deputada estadual Rosangela Gomes, organizou a entrega do título “Rosas Negras” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O ato recebeu mais de 300 pessoas e aconteceu em comemoração ao Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe. O prêmio tem a finalidade de incentivar instituições que contribuam para o combate ao racismo e diversas formas de intolerância.

“28 mulheres foram homenageadas com moções, mulheres negras que atuaram como representantes da feminilidade, do trabalho árduo e da raça negra”, disse a republicana. De acordo com Rosangela Gomes, esta é a sexta edição do evento formado pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras que busca também alterar as dinâmicas de discussões das questões étnicos raciais e de gênero.

Segundo um levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de mulheres candidatas a vereadoras passou de 21,3% nas eleições de 2008 para 31,8% nas eleições deste ano. Tendo em vista que a lei de nº 12.034 de 2009 estabelece que cada partido ou coligação deva ter no mínimo 30% e no máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Estava presente, a deputada federal Benedita da Silva; Angela Fontes; Inês Pereira; Neuza Pereira; Dolores de Lima; Neuza Pereira; Mara Ribeiro, todas elas mulheres negras que lutam pelas causa feminina, principalmente, da questão racial. Como também, Clátia Vieira uma das idealizadoras do projeto “Rosas Negras”.

Edição Jamile Reis – Comunicação Nacional do PRB

Fonte e foto: Ascom Rosangela Gomes

 

Reportar Erro