Mulheres crescem no eleitorado e ultrapassam presença masculina, aponta TSE

Público feminino representa 53% do eleitorado enquanto homens chegam a 47%

Publicado em 06/05/2022 - 16:58

Brasília (DF) – Com a aproximação das Eleições 2022, marcada para o dia 2 de outubro, as mulheres têm mostrado cada vez mais força diante do cenário, onde uns dos incentivos são as diversas campanhas realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como grande impulsionadora das mulheres na política, a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos–RJ) e a secretária do Mulheres Republicanas do Distrito Federal, Tânia Teixeira, falaram sobre o caso.

Até o fim de março, dados do TSE mostraram que a presença feminina atingiu a marca de 53% do eleitorado apto a votar, enquanto os homens 47%.  Os dados são expressivos, uma vez que o público feminino soma 78,4 milhões de títulos, que resulta em 8,5 milhões a mais do que os homens, que totalizam 69,8 milhões. Entre janeiro e abril, foram contabilizados 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, o que favorece a um crescimento de quase 47,2% do eleitorado. “Essas informações só testificam que se nós mulheres nos unirmos neste propósito de alavancarmos na política, sem dúvidas teremos êxito. Estamos em uma crescente muito boa e a cada eleição confirmamos a nossa legitimidade eleitoral”, disse Rosangela Gomes.

Para a republicana, o incentivo à participação da mulher na política precisa estar incutido em toda sociedade, para que se sustente força suficiente e os dados positivos às mulheres sejam ainda mais significativos nas eleições futuras. “É fundamental termos apoio e aliados para estarmos engajadas no pleito, porque não é para haver guerra entre homens e mulheres, mas sim, lutarmos juntos por equidade e essa é uma das bandeiras do Republicanos, que liderado pelo presidente Marcos Pereira (SP), unido aos demais parlamentares e militantes da sigla, trabalha incansavelmente para que a cada eleição tenhamos uma maior representação feminina na política, complementou a deputada federal pelo Republicanos no Rio de Janeiro.

Tânia Teixeira – Republicanos DF/Foto: Cedida

No Distrito Federal, Tânia Teixeira mantém a constante nos trabalhos para que as republicanas sintam-se cada vez mais inspiradas a se estabelecerem na carreira política. “Vejo aqui o trabalho e dedicação de cada uma das republicanas e a visão delas é estritamente em levar melhorias à população de suas respectivas regiões administrativas. Queremos ser vistas, queremos ser notadas por nossa capacidade em fazer o melhor e assim, conquistar a vitória no pleito. Parar de trabalhar não é uma opção e é isso que aprendo com elas diariamente. Quando o desânimo tenta se achegar, somos acometidas por uma tempestade de incentivo mútuo que é o que nos faz seguir em frente e acredito que este seja o motivo pelo o qual nós mulheres estamos nesse crescente de dados, simplesmente porque a gente não desiste”, finalizou a secretária.

Recorde de novos cadastros do título eleitoral

A prerrogativa de novas eleitoras cadastradas e aptas a votar é grande, uma vez que na última quarta-feira (4), foi encerrado o período de cadastro eleitoral para as eleições deste ano.  Foram realizadas nos últimos 30 dias prévios à conclusão do prazo, 8.951.527 pedidos de Título de Eleitor, sendo 4.557.342 de forma presencial nos cartórios e 4.394.185 solicitações feitas de forma virtual pelo e-Título.

Texto: Carolina Ribeiro | Ascom – Mulheres Republicanas DF
Foto: Reprodução
Fonte: TSE

Reportar Erro
Send this to a friend