Mulhereres Republicanas prepara pré-candidatas para as eleições em SC

O Caravana Eleições 2020 capacitou pré-candidatas e lideranças do estado durante debate eleitoral

Publicado em 15/07/2020 - 18:12

Florianópolis (SC) – O Mulheres Republicanas Santa Catarina que tem como líder a secretária Vera Pinheiro, realizou na noite da última segunda-feira (13), a primeira edição da Caravana Eleições 2020. A estreia contou com a presença da secretária nacional do movimento feminino, deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), do presidente estadual do partido, deputado estadual Sérgio Motta e da advogada e especialista em Direito Eleitoral, Dra. Carla Rodrigues.

Dando início à reunião virtual, a deputada do Rio de Janeiro, falou da necessidade de ações como essas para a desigualdade seja menor. “Ao longo dos anos, infelizmente, as mulheres não têm sido respeitadas. E ultimamente o lugar que nós conseguimos ter vez e voz é dentro da política. Gostaria de ressaltar a importância de fazermos mais, não só porque a Lei dos 30% existe, mas porque devemos praticar a democracia e essa democracia só vai existir quando homens e mulheres estiverem no mesmo patamar”, reiterou.

Ainda no mesmo tom de endossar a participação das mulheres, o deputado Sérgio Motta falou que “nós não queremos mulheres simplesmente para cumprir cotas, nós queremos incentivá-las. É possível que a mulher chegue à presidência do nosso país. Temos que cada vez mais desenvolver políticas que incentivem as mulheres a participarem da política, até porque é um direito delas. Tenho certeza que elas farão a diferença” engajou.

Sobre a temática de mulheres eleitas, a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto (Republicanos), fez uma rápida, mas importante participação no evento. Ela divulgou uma meta ousada: “Queremos, no mínimo, uma vereadora eleita em cada município brasileiro e para isso contamos com o apoio do Republicanos”, ressaltou.

No que depender da equipe catarinense, esse incentivo crescerá cada vez mais. Vera Pinheiro falou da expectativa de ampliar o projeto. “Eu acredito na força da mulher catarinense. Tenho certeza que muitas candidatas serão eleitas no nosso estado. Até o fim do mês essa caravana alcançará todos os municípios e capacitará outras tantas mulheres. Agradecemos ao apoio do nosso presidente estadual, deputado Sérgio Motta e pelo incentivo de sempre dado pela deputada Rosangela Gomes”, agradece.

Conteúdo

A palestrante da sala on-line, Dra. Carla Rodrigues motivou as participantes ao falar que “não dá para fazer parte da política e querer mudá-la sem se qualificar”. A partir daí o conteúdo programático seguiu normalmente. A especialista falou do que pode ou não fazer durante o período de pré-campanha e prazos e documentos necessários para que as pré-candidatas não fiquem de fora de etapas importantes da corrida eleitoral.

Ela ainda explicou sobre o modelo de arrecadação intitulado “vaquinha virtual”. “Por isso é importante que a pré-candidata chegue preparada. Por exemplo, é importante saber que desde o dia 15 de maio, já dá para fazer a campanha de arrecadação prévia de recursos financiamento coletivo. Esse valor só será disponibilizado depois do registro e na sua conta de campanha”, concluiu.

Texto: Gabbriela Veras / Ascom – Mulheres Republicanas
Fotos: Leandro Oliveira / Ascom – Republicanos Santa Catarina

Reportar Erro