Mirador recebe o primeiro lote da vacina contra Covid-19

A prefeita Domingas Cabral recebeu as 118 doses destinadas ao município para o grupo prioritário

Publicado em 27/01/2021 - 07:51

Mirador (MA) – A última semana foi marcada pela chegada da vacina contra a Covid-19 em diversos municípios. Em Mirador, no Maranhão, o município recebeu 118 doses do imunizante da CoronoVac

No município, até o fechamento desta matéria, foram 7 óbitos e 858 casos confirmados, informou a Secretaria de Saúde do Maranhão.

No ato de recebimento, estiveram presentes a prefeita Domingas Cabral (Republicanos), a secretária de saúde do município, funcionários, coordenadores e servidores efetivos da Saúde de Mirador. Para a prefeita, esse já foi um grande passo da ciência para o combate à doença. “É muito importante que todos façam sua parte e continuem se protegendo, usando máscaras, mantendo o distanciamento social, pois, o país ainda não possui doses suficientes para toda a população”, destacou a republicana.

Fases do plano de imunização no Brasil

Primeira fase: trabalhadores da saúde; idosos a partir dos 75 anos de idade; pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, assim como pessoas com deficiência (abrigados e maiores de 18 anos) e a população indígena.

Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase: pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.

Sobre a vacina

A primeira vacina a chegar no Brasil foi a CoronaVac, que garante 78% de proteção contra casos de Covid-19 leve, que exigem atendimento hospitalar. Além disso, a imunização foi capaz de evitar em 100% casos graves, internações e mortes pela doença. Entre as pessoas que receberam a vacina e pegaram a doença, não houve nenhum caso grave, moderado, internação hospitalar ou morte, o que mostra uma eficácia de 100%. Os casos leves foram prevenidos em 78%, ou seja, apenas 22% dos voluntários infectados com o coronavírus tiveram que procurar atendimento ambulatorial por conta de algum sintoma.

Fonte: Agência Brasil/ Prefeitura de Mirador
Edição: Gisele Rocha/ Ascom Mulheres Republicanas
Foto: Prefeitura de Mirador

 

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend