A campanha tem como objetivo o fortalecimento e a prevenção ao câncer de mama
Publicado em 15/10/2022 - 15:14 Atualizado em 16/10/2022 - 15:34
Brasília (DF) – A Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto (Republicanos), participou no último dia 13, do evento ‘‘Outubro Rosa: Um Olhar Integral para o Enfrentamento do Câncer de Mama’’. O evento, foi realizado no auditório da pasta chefiada pela ministra e promovido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, com a presença da Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia (Republicanos), da Secretária Nacional de Política para as Mulheres Adjunta, Josiane Paiva e de representantes das secretarias nacionais da pasta do Direitos Humanos, Saúde e previdência.
Neste ano, o movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, ‘‘Outubro Rosa’’, tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e monitoramento da doença.
Além de políticas de prevenção do câncer de mama, o encontro contou com informações sobre previdência, auxílio e direitos da mulher que enfrenta o tratamento, juntamente com depoimentos emocionantes de mulheres que passam ou já passaram pela experiência, como a Secretária Nacional de Proteção Global, Mariana Neris.
Durante a fala, Cristiane Britto ressaltou a importância do autoexame. “Hoje fizemos um seminário em alusão à Campanha do Outubro Rosa. Além da importância de discutir a prevenção e informar as mulheres sobre o autoexame e a mamografia para um diagnóstico precoce, também ouvimos o depoimento de mulheres fortes que superaram o câncer de mama e que estão no processo de cura. Vamos falar de prevenção com todas as mulheres que amamos”, disse a ministra
Yvelônia destaca a importância dos exames de prevenção e reforça a luta das mulheres que convivem com a doença. “O diagnóstico precoce é imprescindível no caso do câncer de mama, e isso aumenta a taxa de cura. É importante fazer o autoexame, ele salva vidas. Enfim, um Governo integrado, em prol da saúde e da qualidade de vida da mulher. Além de todo trabalho de prevenção e políticas públicas do Governo Federal para esta pauta, tivemos momentos emocionantes, contadas por mulheres aguerridas com depoimentos de superação, Mulheres fortes que passam pelo tratamento e/ou que superaram e venceram a doença”, disse a secretária.
Sobre a campanha
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, ‘‘Outubro Rosa’’, tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer é de que o país fechará este ano com 66 mil novos casos de câncer de mama, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, as maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida
Foto: cedida