Maria Yvelônia participa do lançamento do ‘Saberes SUAS’ do Ministério da Cidadania

Por meio de videoconferência, a republicana destacou que a política de educação do SUAS é um compromisso de todos os entes federados

Publicado em 3/2/2022 - 08:00

Brasília (DF) – No último dia 25, o Ministério da Cidadania lançou o programa ‘Saberes/SUAS’, com a presença da secretária nacional de Assistência Social, a republicana Maria Yvelônia. O ‘Saberes SUAS’ é uma ação da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e do Ministério da Cidadania em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O programa é uma nova ação estratégia nacional de educação permanente na modalidade de Educação a Distância, com tutoria e visa a construção de conteúdos e saberes direcionados a trabalhadores, gestores e conselheiros, de modo a aprimorar as ofertas socioassistenciais. Metade das vagas são dirigidas a trabalhadores, gestores e conselheiros que tenham concluído o Ensino Médio.

A republicana, que participou por videoconferência, destacou a honra de fazer parte deste momento histórico. “Nós acreditamos numa política de educação permanente do SUAS, que é um compromisso de todos os entes federados. O ‘Saberes SUAS’ vem como uma ação complementar”, disse Yvelônia.

De acordo com a secretária, serão lançados dois cursos, um para profissionais com ensino médio e outro para aqueles com nível superior. Os dois serão realizados à distância (modalidade EaD), cada um com a oferta de 4,5 mil vagas, totalizando nove mil. Cada curso será dividido em seis módulos, com carga horária de 100 horas e duração aproximada de cinco meses. Durante as aulas, uma tutoria online ficará disponível aos alunos. Todos os participantes receberão certificado ao final do curso.

A educação permanente do SUAS está presente nos principais itens normativos da Política Pública de Assistência Social, desde a Lei Orgânica até a Política de Educação Permanente, sobre a qual a criação do Saberes SUAS está fundamentada. “É a Gestão do Trabalho e a Educação Permanente que proporcionam a trabalhadores, gestores e conselheiros as competências e as habilidades necessárias para a maior profissionalização do SUAS”, concluiu Yvelônia.

Fonte: Ministério da Cidadania
Edição: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Mariana Popczyk

Reportar Erro
Send this to a friend