Marcilene Soares participa do evento Justiça Eleitoral por Elas

O encontro reuniu órgãos parceiros, autoridades e diretórios estaduais de partidos políticos

Publicado em 20/07/2022 - 14:06

Curitiba (PR) – A secretária estadual do Mulheres Republicanas no Paraná, Marcilene Soares, participou do evento “Justiça Eleitoral por Elas”, no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná (TRE/PR), com o objetivo de assegurar a igualdade de gênero e fomentar a inclusão das mulheres na política. 

À frente do Mulheres Republicanas a cerca de sete anos, a secretária ressalta a importância de ações como essa no estado. “Excelente iniciativa por parte do TRE/PR em reunir representantes femininas de diferentes partidos, no intuito de divulgar um site criado recentemente para este pleito e o curso de formação e capacitação para as pré-candidatas, com um diferencial aberto também aos homens, demonstrando assim que queremos apenas a paridade de gênero, seja no poder executivo ou no legislativo”, afirmou. 

O presidente do Tribunal e desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura destacou que a maior parte do eleitorado no estado é feminino, mas que isso não reflete na representatividade que deveria ter. Segundo ele, o Projeto “Justiça Eleitoral Por Elas” visa promover estratégias para um maior protagonismo político das mulheres. “A luta por direitos iguais entre mulheres e homens não terminou. Trata-se de uma luta contínua e a nossa Justiça Eleitoral é bastante simbólica dessa luta. Não apenas por ter nascido junto com o advento do voto feminino, mas principalmente pelo exemplo que dá ao Brasil, afinal nosso quadro funcional sempre teve mais servidoras que servidores”, ressaltou.

O projeto coordenado pela juíza Luciani Tesseroli Maronezi cria mecanismos e metodologias que possam assegurar a formação política de mulheres em todo o estado, visando a conscientização e valorização feminina em todos os segmentos da sociedade, notadamente com a efetiva participação na política. “O eleitorado brasileiro é composto 53% por pessoas do gênero feminino. Nós temos que nos unir e participar ativamente, não só da política, mas de tudo o que nos cabe”, disse a juíza. 

Na ocasião foi lançado o site do projeto “Justiça Eleitoral Por Elas”, que reúne informações sobre o projeto e seus objetivos, além de contar com um resumo da história feminina na política brasileira. Em celebração e comum acordo, os órgãos parceiros e partidos políticos assinaram uma carta aberta. 

Texto: Ascom – secretária estadual do Mulheres Republicanas no Paraná, Marcilene Soares, com informações do TRE/PR
Foto: cedida

 

Reportar Erro
Send this to a friend