Evento abordou questões psicológicas do tratamento contra o câncer de mama. Na ocasião, tomaram posse novas lideranças do movimento de seis cidades paulistas
Publicado em 29/10/2019 - 00:00 Atualizado em 25/6/2020 - 11:23
Sumaré (SP) – O Mulheres Republicanas de Sumaré realizou, neste domingo (27), o ‘3º Encontro do Outubro Rosa’, que abordou as questões psicológicas do tratamento contra o câncer de mama. Na ocasião, tomaram posse novas lideranças do movimento de seis cidades paulistas.
O evento contou com a presença da secretária estadual do Mulheres Republicanas de São Paulo, deputada federal Maria Rosas, que deu posse às novas lideranças municipais.
Também estiveram presentes a secretária do Mulheres Republicanas de Valinhos, Vandercleya Moro; a secretária do Mulheres Republicanas de Sumaré, Viviane Silva; além de lideranças republicanas locais, como o vice-prefeito de Sumaré e coordenador municipal do Republicanos, Henrique Stein; e o vice-presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Edgardo Cabral.
O deputado federal Roberto Alves (Republicanos-SP) também participou do encontro e parabenizou as novas lideranças. Ele ressaltou o compromisso delas frente aos desafios do Mulheres Republicanas em todo o estado de São Paulo. “Este evento é para ratificar que estamos juntos, trabalhando em parceria, mas é preciso suar a camisa para obtermos os resultados que esperamos, em nome do nosso partido”, ressaltou.
Maria Rosas destacou a importância da mulher na política, bem como o seu direito de opinar e de participar das mudanças que o Brasil precisa. “A mulher que não participa da política é obrigada a obedecer às diretrizes daqueles que falam em seu nome. A política é a arte de negociar e nós, mulheres, temos a capacidade de cumprir essa tarefa pelo bem das nossas famílias e do nosso país”, afirmou.
Vandercleya Moro ressaltou o trabalho do Mulheres Republicanas, que tem dado voz às mulheres das cidades paulistas. Para ressaltar o compromisso delas com a política municipal, ela lembrou a infância, de quando os seus familiares falavam de política embaixo de uma mangueira. “Se quisermos uma política bem feita, pelas nossas famílias e pela sociedade, precisamos sair de casa e ir para o ‘pé de manga’”, disse ela.
As palestras foram conduzidas pela psicanalista Cristina Calvi e pelo coordenador do Samu de Sumaré, o enfermeiro Rafael Silvero. Em seguida, tomaram posse como líderes municipais do Mulheres Republicanas: Rosemary Ferreira, de Jaguariúna; Lili Chiarei, de Mogi-Guaçu; Luciana Makssur, de Mogi-Mirim; Camila Helen Souza, de Monte Mor; Cristina Tavares, de Nova Odessa; e Paloma, de Paulínia.
Texto: Carlos Eduardo Matos / Ascom – deputado federal Roberto Alves
Fotos: Sara Cupertino